Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Bailarina russa Maya Plisetskaya morre aos 89 anos

Foto: (Foto: Efrem Lukatsky/AP)

Em foto de 1998, a bailarina Maya Plisetskaya após apresentação em Kiev, na Ucrânia

Em foto de 1998, a bailarina Maya Plisetskaya após apresentação em Kiev, na Ucrânia

A bailarina russa Maya Plisetskaya, 89 anos, morreu neste sábado (2), em Munique, na Alemanha. Ela sofreu um ataque cardíaco. A artista era conhecida como "a rainha do ar" e conquistou um de seus primeiros êxitos com a representação, em 1947, de "O lago dos cisnes".


Segundo o diretor do teatro Bolshoi, Vladimir Urin, disse à agência russa TASS, "os médicos tentaram de tudo, mas não havia nada que pudessem fazer."

O diretor do Bolshoi contou ter sido informado pelo marido da bailarina, o célebre compositor russo Rodion Shchedrin, de que Plisetskaya faleceu na Alemanha, onde o casal tinha uma residência. "Algumas semanas atrás, nós nos reencontramos. Ela estava saudável, fazia brincadeiras, mas bom, aconteceu, o coração da maior entre todas as bailarinas parou", declarou Urin à agência RIA Novosti.

Por meio de um comunicado de seu serviço de imprensa, o presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas condolências à família.

Carreira
Plisetskaya dançou por meio século e levou ao tradicional balé soviético coreografias modernas. Nascida em 20 de novembro de 1925, em Moscou, teve o pai, engenheiro, assassinado em 1938. Sua mãe, uma atriz, foi acusada de traição e enviada a um campo de trabalhos forçados no Cazaquistão.

Maya ingressou no Bolshoi em 1943. Durante 50 anos, ela cativou as plateias com a pureza de suas apresentações.

Graças à sua versatilidade, pôde interpretar personagens tão diversos como a czarina enlouquecida de "A fonte de Bajchisarai", a perversa Kitri de "Dom Quixote", "Carmem", e "Ana Karenina".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet