Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Boko Haram ataca principal cidade do nordeste da Nigéria

MAIDUGURI, Nigéria (Reuters) - Insurgentes islâmicos atacaram neste domingo os arredores da principal cidade do nordeste da Nigéria, Maiduguri, desencadeando um tiroteio com soldados que matou pelo menos oito pessoas, disseram testemunhas e uma fonte de segurança.

O grupo militante Boko Haram já matou milhares desde que lançou sua revolta em Maiduguri há cinco anos e quer que a cidade se torne a capital de um estado islâmico separado.

"Há artilharia pesada acontecendo. Todo mundo está entrando em pânico e tentando fugir da área", disse Idris Abubakar, um residente da periferia da cidade.

A crescente violência pelos insurgentes é uma grande dor de cabeça para o presidente Goodluck Jonathan, que enfrenta eleições em 14 de fevereiro.

A eventual conquista de Maiduguri seria uma grande vitória para o Boko Haram, que atualmente controla principalmente áreas rurais ao longo das fronteiras de Camarões e Chade, que, juntas, formam um território do tamanho da Bélgica.

O morador Babagana Lawan disse que uma granada caiu sobre sua casa, matando seu irmão e dois trabalhadores que vivem com ele.

Uma fonte de segurança confirmou que o ataque ocorreu, mas disse que tropas tinham sido mobilizadas para tentar repelir os insurgentes.

Uma fonte do hospital disse que oito corpos foram levados para lá após os combates.

O Boko Haram se tornou a principal ameaça de segurança para a estabilidade da maior economia da África e grande produtor de petróleo, e cada vez mais ameaça a seus vizinhos.

(Por Lanre Ola)

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet