Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Brasil desperdiça 37% da água tratada

Vazamentos em tubulações estão entre as principais causas de desperdício.

Uso de equipamentos ajuda a economizar água. 

 De acordo com os dados do relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades, 37% de toda a água tratada pelas companhias de saneamento do país são desperdiçados. Entre as principais causas estão os vazamentos em tubulações dessas distribuidoras de água. Os especialistas ouvidos pelo Jornal Hoje dizem que o índice é muito alto e o aceitável seria uma perda de até 15%.

Em meio à escassez de água, uma imagem de desperdício chega a ser uma afronta. A água de uma rede de abastecimento jorrava com muita força hoje de manhã em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. A companhia de água do estado disse que fez o conserto, mas que vândalos voltaram a atacar a tubulação.

E mais água limpa jorrou durante quase três horas em Suzano, na região metropolitana de São Paulo. As imagens foram gravadas ontem (21) pelo telespectador Caio Borba. A companhia de saneamento básico do estado de São Paulo disse que já consertou o vazamento.

Além desses vazamentos bem aparentes, muita água limpa, pronta para beber, desaparece sem que ninguém veja. Por estar escorrendo embaixo e não se vê. É água que sai das estações de tratamento, mas não chega à casa das pessoas por problemas nas tubulações, encanamentos velhos, obras mal feitas. Segundo um relatório do Ministério das Cidades, o Brasil desperdiça 37% da água tratada.

A região Norte é a que tem o pior índice: (54,3%). Depois vem as regiões Nordeste (46,1%), Sul (35,9%) e Sudeste (32,3%). A que menos desperdiça é a Centro-Oeste, com 29% (29,4%) de perdas. Os extremos do desperdício são: Amapá com 76% (76,5%) de perdas e Distrito Federal com 27% (27,3%).

“É muito alto. Para qualquer lugar do mundo esse item seria absurdo. Países desenvolvidos trabalham em uma faixa de no máximo 18%, 20%. O normal é na faixa de 15%. É como se você fosse dono de uma padaria, fizesse 10 pães e jogasse quase quatro fora todo dia e achasse isso normal”, fala Edíson Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil.

Segundo especialistas, a primeira medida a ser adotada nessa época de crise é gastar menos água. Numa ponta, o distribuidor tem que reduzir perdas, e na outra o consumidor precisa usar com responsabilidade.

“Hoje nós temos no mercado, bacia sanitária que tem dupla descarga. Você tem uma descarga para limpeza mais leve que usa três litros e a descarga para limpeza mais pesada que usa seis litros, e obviamente as torneiras, duchas, entre outros dispositivos hidráulicos”, explica  professor da Escola Politécnica da USP, José Carlos Mierzwa.

Numa casa com dois banheiros, uma cozinha e uma área de serviço, a economia de água pode chegar a 32%. No chuveiro a gás, a vazão cai de 16 para 12 litros por minuto. No vaso sanitário, a cada descarga, o consumo diminui de seis para três litros e na torneira, a vazão reduz de 10 para seis litros por minuto toda vez que ela é aberta.

Num dia, o consumo por pessoa cai de 160 para 120 litros, no chuveiro; 36 para 21 litros no vaso sanitário; 13 para oito litros na torneira do banheiro; de 50 para 30 litros na torneira da cozinha e 25 para 15 litros na torneira da área de serviço.

De acordo com o cálculo do professor José Carlos Mierzwa, o consumo de água estimado, por pessoa, sem equipamentos economizadores, é 284 litros por pessoa. Na casa econômica, o volume cai para 194 litros.

“Embora possa existir um certo investimento no início, você vai ter a recuperação desse investimento depois com a redução do consumo de água e também de energia. Em prédio, se você reduzir o consumo de água, você reduz significativamente o consumo de energia, seria do bombeamento da água do solo até o teto”, fala o professor.

“Não há água pra todo mundo. Você imagina uma cidade paralisada por falta de água - a industria e o comércio. Nada é mais caro do que esse custo de paralisar uma sociedade desse tamanho”, fala Edíson.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet