Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

Brasil é 18º em índice mundial de progresso social, diz pesquisa

O Brasil está classificado no 18º lugar em lista de 50 países que tiveram seu desempenho social e ambiental avaliado. O novo indicador foi lançado nesta quarta-feira (4) e leva o nome de Índice de Progresso Social. O indicador foi concebido pelo professor da Harvard Business School e da instituição Social Progress Interactive, Michael Porter.


Durante a apresentação, Porter fez questão de salientar que não necessariamente os países com maior PIB têm os mais altos índices de progresso social. “Há, sim, uma relação com o PIB, isso importa. Contudo, o que vemos é que essa relação é imperfeita. A Costa Rica está quase no mesmo patamar que países ricos. Mas, se você olhar a Costa Rica em relação a países da África, vemos que simplesmente ter um PIB alto não é suficiente”, disse.

Para a medição, foram analisados dados de 52 fontes, agrupadas em três categorias principais, que são: necessidades humanas básicas, onde o Brasil ficou na 30ª posição, fundamentos de bem estar, na qual o país ocupou o 20ª lugar e oportunidades, cuja posição foi a 16ª.

Dentro de cada um desses tópicos, há subitens. Em oportunidades, um dos quesitos que puxou o Brasil para cima é o “tolerância e respeito”, onde ocupa a segunda posição. Ainda dentro do mesmo tópico, de oportunidade, no subitem “igualdade de oportunidades para minorias étnicas”, o Brasil aparece em primeiro lugar.

Na outra ponta, o Brasil foi muito mal em segurança pessoal, que está no tópico necessidades humanas básicas”. Nesse quesito, ficou em 46ª posição e, no quesito “taxa de homicídios”, ficou na 47ª.

Em relação ao item “mulheres tratadas com respeito”, que fica dentro do tópico oportunidades, o Brasil também ficou muito mal ocupando o 43º lugar.

A Suécia está classificada como o país mais avançado pelo critério, seguida pela Grã-Bretanha. A Alemanha está em quinto lugar; os Estados Unidos, em sexto e o Japão, em 8º.

Entre os Brics, o Brasil é o mais avançado e, na América do Sul, está em terceiro, depois do Chile, que está em 14º e da Argentina, que ocupa a 15ª posição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet