Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

TERRA INDÍGENA

Câmara autoriza comissão externa para atuar no caso Marãiwatsédé

Câmara autoriza comissão externa para atuar no caso Marãiwatsédé
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), aprovou nesta quarta-feira (7) a criação de uma comissão externa para acompanhar a questão da retirada de não índios que moram na área Marãiwatsédé (na gleba Suiá Missú, que fica na região nordeste de Mato Grosso).


Ministro Gilberto Carvalho pede 15 dias para analisar situação de Suiá Missú

De acordo com o deputado federal Wellington Fagundes (PR), autor do requerimento que solicitou a criação do grupo, uma comitiva deverá visitar a região ainda neste mês. Segundo ele, a ideia é "analisar a situação local, ouvir as famílias que vivem na gleba e buscar diálogo com as lideranças indígenas".

Formada por parlamentares de diferentes estados, a comissão deverá elaborar estudos sobre a questão e apresentar os resultados ao Executivo e  ao Judiciário. O Supremo Tribunal Federal autorizou, no mês passado, a desocupação do local. Políticos mato-grossenses dizem temer derramamento de sangue -- mais de seis mil pessoas podem ser retiradas.

A área foi declarada indígena em 1993 e, cinco anos depois, sua demarcação foi homologada pela União como de posse do povo Xavante de Marãiwatsédé. No entanto, mesmo devolvida aos índios, já havia sido ocupada por posseiros. Atualmente, os indígenas ocupam apenas uma parte da área. O caso está há 17 anos na Justiça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet