Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SOB PRESSÃO

Câmara de Cuiabá retira ‘urgência’ em projeto de reforma; Cultura resiste à fusão com Turismo e Esporte

Foto: Ednei Rosa / Câmara de Cuiabá

Câmara de Cuiabá retira ‘urgência’ em projeto de reforma; Cultura resiste à fusão com Turismo e Esporte
Depois de travar um autêntico “cabo-de-guerra” com manifestantes de diferentes setores e parlamentares da oposição, o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), retirou da ‘urgência especial’ a tramitação do projeto de lei de reforma administrativa da Prefeitura Municipal.


Leia também:
Vereadores ameaçam rejeitar extinção do Cuiabá Vest e lembram que Mauro prometeu manter programa
 
“É do conhecimento público que são medidas essenciais para reduzir gastos e melhorar a gestão. Porém, temos sim necessidade de discuti-las melhor”, pontuou ele, após a fala da cineasta Danielle Bertolini, na tribuna do plenário das Deliberações do Palácio Pascoal Moreira Cabral.
 
A reportagem do Olhar Direto apurou que pouco antes, o líder do Executivo na Câmara, vereador Leonardo Oliveira (PTB), havia assegurado a manifestantes do setor, na Praça Moreira Cabral (Centro Geodésico da América do Sul), que a Secretaria Municipal de Cultura seria ampliada e não extinta. Como prova, citou a nova nomenclatura prevista: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Cidadania e Juventude.
 
“Recebemos manifestações de pessoas do teatro, da música, do circo, do cinema, das artes plásticas em favor da Secretaria”, explicou Danielle Bertonlini, uma das organizadoras do protesto. “Existe o Sistema Nacional de Cultura e necessita de uma pasta afim, no município. É como o SUS”, pontuou Danielle.
 
Na busca por votos em plenário, Leonardo Oliveira passou praticamente toda a sessão desta quinta-feira (27) em diálogos ao pé do ouvido com colegas, esclarecendo a importância do projeto. Ele explicou que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU) será mantida, mas com nova denominação: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
 


Em outra vertente, a Secretaria Municipal de Planejamento também será mantida, mas com visão urbanística e não orçamentária. A pasta vai incorporar o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), que volta a existir no staff da municipalidade.
 
Leonardo Oliveira explicou que a Secretaria de Ordem Pública e Fiscalização incorpora a Secretaria de Municipal de Segurança Pública e, também, a maior parte da Secretaria de Meio Ambiente.
 
A expectativa do prefeito Mauro Mendes (PSB), segundo o líder do Executivo na Câmara, é de iniciar a execução da reforma administrativa na primeira quinzena de dezembro. Para isso, a Câmara terá de votar na próxima semana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet