Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

LEGISLATIVO EM ROTAÇÃO

Câmara retoma sessões matutinas, abriga suplentes e vota nomes de ruas

Foto: Ednei Rosa / Câmara de Cuiabá

Câmara  retoma sessões matutinas, abriga suplentes e vota nomes de ruas
Depois do insucesso das sessões ordinárias no período noturno, a Câmara de Cuiabá retomou nesta terça-feira (4) as sessões pela manhã.  O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), explicou que houve consenso dos parlamentares para a volta das sessões pela manhã.

 
E, o reinício dos trabalhos teve quatro ‘caras novas’, em plenário: com a posse do vereador Claudir Santos Rocha – Chico do Leblon (PRP), quatro estão no exercício do mandato, em substituição aos titulares, no chamado rodízio parlamentar.
 
Também estão no exercício os vereadores Zito Adrien (PV), na vaga de Mário Nadaf (PV); Zidiel Coutinho Júnior (PSB), no lugar de Adilson da Levante (PSB); e Carlos Nicolau (SDD), em substituição ao vereador Haroldo da Açofer Kuzai (SDD), além do recém-empossado Chico Leblon.
 
É esperada para os próximos dias a licença do vereador Marcrean Santos (PRTB) para abrir vaga ao suplente Walter Arruda (PRTB), presidente da Federação das Associações de Moradores de Bairros (Femab).
 
A reportagem do Olhar Direto apurou que os vereadores estão utilizando o período para honrar acordos firmados nas convenções de 2012, na montagem das chapas para o Poder Legislativo, quando os dirigentes de partidos e coligações se comprometeram em abrir vaga para que os suplentes assumissem ao menos uma vez por ano.  Dos maiores partidos, o PSB foi o último a aderir ao rodízio.
 
Os vereadores sabem que, em setembro, deverá ser aberta a ‘janela’ para transferência partidária e a tendência é de que haja um amplo rearranjo nas agremiações. Como foi mantida a liberdade de coligação nas eleições proporcionais, é sabido que a legenda vai imperar. E, nesse contexto, os suplentes são essenciais para se atingir o quociente eleitoral – número míniomo de votos necessários à abertura da primeira vaga. 
 
Nomes de ruas e moções

Na primeira sessão do segundo semestre de 2015, a Câmara de Cuiabá votou nomes para as ruas dos Residenciais Recanto do Salvador, bairro Recanto dos Pássaros e Residencial Maria de Lourdes, para facilitar o trabalho dos Correios (ECT).
 
Os vereadores votaram também títulos de cidadão cuiabano e ordem do Mérito Legislativo para personalidades, como o médico Marcelo Sandrin, a desembargadora Shelma Lombardi de Kato e a líder comunitária Márcia Alves Aragão, entre outros agraciados.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet