Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

comunicação

Campus da UFMT em Cuiabá passa a ofertar curso de Licenciatura em Libras

Foto: Reprodução

Campus da UFMT em Cuiabá passa a ofertar curso de Licenciatura em Libras
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se destaca como uma das instituições de ensino mais importantes do Centro-Oeste. Buscando crescer ainda mais e traçando como objetivo a inclusão de alunos que servirão como futuros profissionais da educação -voltados aos cidadãos deficientes auditivos- a UFMT inaugurou, no início desta semana, o curso de Licenciatura em Letras Libras.


Leia mais 
Silval confia que obras da Copa serão aprovadas e admite ceder para aliados em marketing eleitoral

Na cerimônia que marcou a primeira aula, ocorrida no dia 14, no Auditório do Instituto de Linguagens, a reitora Maria Lucia Cavalli Neder discursou demonstrando o desejo de falar libras, destacando que “uma das principais funções da universidade é formar pessoas que contribuam para o processo de desenvolvimento do estado, da nossa região, do nosso país”.

Durante o Evento, também estavam presentes a pró-reitora de Ensino de Graduação, Irene Mello, a diretora do Instituto de Linguagens (IL), Maria de Jesus Patatas, o chefe de Departamento de Letras, Laudino Rodrigues, o coordenador de Libras, Anderson Simão, a professora Reany de Oliveira, representando os professores de Librase a acadêmica Laudineia Cristina Mattos (escolhida para representar os alunos do curso).

A aluna que representava os alunos na Mesa, Laudineia Cristina, é deficiente auditiva. Natural do Paraná, a acadêmica veio para Mato Grosso com o desejo de encontrar um curso de Libras. Formada em Pedagogia, a estudante contou que estava muito ansiosa pelo curso, pois era algo que realmente queria estudar. Criado com o objetivo de formar professores para atuar no ensino da língua de sinais, a licenciatura contará com três tradutores intérpretes, que auxiliarão os alunos no que for preciso, e seis professores, tanto ouvintes quanto deficientes auditivos.

No encerramento da aula inaugural a reitora destacou que a instituição possui hoje mais de 23 mil alunos, aproximadamente 19 mil na graduação, os demais na pós-graduação, conta com 1.700 professores, 1.500 servidores técnicos, distribuídos pelos cinco campi da instituição (Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Araguaia e Várzea Grande - este em implantação), e que a criação do curso de Libras está dentro do processo de constante expansão.

Leia mais notícias do Olhar Direto


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet