Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Capitais da Europa vão cortar 40% de suas emissões de gases até 2030

Capitais da Europa vão cortar 40% de suas emissões de gases até 2030
Cerca de 30 prefeitos e representantes de capitais e grandes cidades da União Europeia (UE) adotaram nesta quinta-feira (26), em Paris, uma declaração na qual prometem se esforçar para reduzir em pelo menos 40% suas emissões de gases do efeito estufa antes de 2030.


Convocado pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o ato foi copresidido pelo prefeito de Roma, Ignazio Marino, e organizado dentro dos preparativos da Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática que será realizada em Paris, entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano, a COP21.

O presidente da França, François Hollande, louvou a iniciativa em uma breve visita à prefeitura de Paris, onde estavam o ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, e o comissário europeu de Ação pelo Clima e Energia, Miguel Arias Cañete.

Eles foram acompanhados pelos prefeitos de Lisboa, Estocolmo, Atenas, Viena, Bruxelas, Helsinque, Florença, Gênova, Bucareste, Lyon e Estrasburgo, entre os mais de 20 que viajaram para Paris, junto com representantes de Berlim, Londres, Milão, Copenhague, Amsterdã, Hamburgo e Dublin, entre outras cidades.

Luta é 'prioridade'

As capitais e grandes cidades que hoje deram seu apoio à "Declaração de Prefeitos Europeus pelo Clima" ressaltaram que representam "mais de 60 milhões de habitantes e 2 bilhões de euros de Produto Interno Bruto (PIB)". Além disso, garantiram que a luta contra a mudança climática é "uma prioridade".

O documento ressalta a decisão de utilizar os investimentos públicos municipais, através de compras "verdes" conjuntas, entre várias cidades, e assim incentivar em escala europeia as "filiais sóbrias em carbono", preexistentes ou que serão criadas.

A prefeita de Paris, que transferiu seus convidados até a prefeitura em automóveis elétricos, reiterou que chegou o momento de agir, pois é absolutamente indispensável reduzir o aquecimento do planeta, algo que 'ainda é possível'.

O presidente francês lembrou que o sucesso da COP21 "não está garantido", pois depende das difíceis negociações entre todos os países do mundo, e ressaltou o papel que as cidades podem desempenhar para conseguir o acordo almejado.

As cidades, segundo Hollande, podem demonstrar "que é possível viver bem com um modelo urbano" que luta contra o aquecimento climático e pressionar os governos para conseguir um acordo mundial que proteja o planeta para as gerações futuras.

Cidades devem agir
Efetivamente, a declaração lembra que mais de 6 mil cidades europeias, estruturadas em redes e reunidas no Pacto dos Prefeitos, já prometeram reduzir pelo menos 20% de suas emissões de gases do efeito estufa antes de 2020.

"Para se convencer que o desafio climático é um desafio local, basta lembrar que, entre 2015 e 2050, as cidades do mundo acolherão dois terços da população mundial e emitirão 70% dos gases do efeito estufa", destacou a governante parisiense.

Entre os projetos que evidenciam a importância de uma ação conjunta, Hidalgo louvou a iniciativa sobre ônibus elétricos que será lançada amanhã em Buenos Aires pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, presidente do Grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima, conhecido como C40.

Junto com Fabius, a prefeita de Paris também ressaltou que durante a COP21, o Conselho Mundial para o Clima da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) reunirá cerca de mil de prefeitos de todo o mundo entre os dias 4 e 7 de dezembro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet