Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Carnavália e Sambacon reúnem instituições para debater o carnaval

Começaram hoje (31) no Rio de Janeiro a primeira feira exclusiva sobre o carnaval (Carnavália) e o 1º Encontro Nacional do Samba (Sambacon). Para se ter uma ideia do impacto do carnaval no turismo e na economia, este ano, a folia movimentou 6,6 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros, com faturamento de R$ 6,1 bilhões apenas nos dias oficiais dos festejos, o que significa 6% do faturamento anual do setor turístico.


Para o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, os números mostram a importância da realização dos eventos ligados ao carnaval, que, segundo ele, dão uma noção do que a festa representa para a economia, além de difundir a imagem do país. “Já compreenderam que o carnaval vende produto. Há o que se oferecer para quem faz carnaval. E isso significa um faturamento muito grande, porque ninguém faz um evento dessa natureza e com um porte desses para não faturar muito”, avaliou.

Como o turismo responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB), Lopes calcula que os dias do carnaval têm um impacto de cerca de 0,2% no PIB. “É algo que eu considero bastante expressivo. O carnaval é por si só um segmento econômico importante”.

Segundo o diretor do ministério, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados vai fazer um levantamento sobre a economia do carnaval como um todo, considerando não só a geração de empregos, mas também o impacto econômico anual da festa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet