Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

INTERPRETAÇÕES

Certidão do TRE que fundamentará pedido de cassação será usada em defesa de Taques e Vandoni

Certidão do TRE que fundamentará pedido de cassação será usada em defesa de Taques e Vandoni
A coligação ‘Amor a Nossa Gente’, encabeçada pelo candidato Lúdio Cabral (PT), pedirá, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a cassação do registro de candidatura de Pedro Taques (PDT) e da candidata a deputada estadual, Adriana Vandoni (PDT). A ação será pautada pela apreensão de adesivos e a realização de um churrasco no pátio de um dos postos do empresário Aldo Locatelli, na BR-364, na saída de Cuiabá e todo processo será fundamentado pela certidão, relatando a ocasião, emitida TRE. Porém, o ponto chave da questão está nas várias possibilidades de interpretação do documento.


Leia mais 
Lúdio só entra com ação de cassação na semana que vem; decisão só depois da eleição


Logo que a documentação tornou-se pública todos os candidatos firmaram posicionamento. Em nota, Lúdio Cabral afirmou que a certidão comprovaria a distribuição de comida e o funcionamento de um comitê clandestino. Na opinião do candidato os fatos sinalizariam a tentativa de compra de votos. “A coordenação jurídica da coligação “Amor a Nossa Gente” informa que certidão emitida pela Justiça Eleitoral confirma distribuição de comida e funcionamento de um comitê eleitoral dentro de um posto de combustível do empresário Aldo Locatelli, um dos apoiadores da campanha do senador Pedro Taques (PDT)”, diz trecho da nota.

Já a coligação “Coragem e Atitude Pra Mudar”, encabeçada por Pedro Taques, manifestou contrariedade as afirmações expostas pelo concorrente petista. Em nota oficial publicada logo após a apreensão do TRE o candidato do PDT repudiou a criação de “factóides” supostamente realizada por Lúdio Cabral. Para Taques, a própria certidão desmente as afirmações. “Em nenhum momento o oficial de justiça descreve a situação relatada pela assessoria de Lúdio, de que no local funcionava um ‘comitê clandestino’ do candidato Pedro Taques, com distribuição de comida, bebida e combustível”, afirmou a assessoria do candidato e atual senador.  

Adriana Vandoni (PDT) manteve o mesmo posicionamento de Pedro Taques. “Em nenhum trecho a certidão do TRE mostra que houve distribuição de comida, bebida, combustível ou adesivo. Conforme a certidão redigida pelo profissional, foi realizada uma diligência no pátio do posto na noite do dia 17 de setembro para busca de adesivos colados em caminhões e que foram denunciados por conterem equívocos formais, como número errado do CNPJ da coligação”, afirmou a candidata por meio de sua assessoria. 

Por todo imbróglio, a concorrente ao cargo de deputada estadual decidiu ingressar com uma ação por calúnia e difamação contra o candidato Lúdio Cabral. “A calúnia consiste em atribuir falsamente à alguém a responsabilidade pela prática de um fato determinado definido como crime . Ao afirmar que  iria pedir a cassação do registro pedetista Adriana Vandoni por compra de votos e abuso de poder, Lúdio Cabral induziu a imprensa ao erro, que divulgou informações inverídicas, causando enorme prejuízo também para a população”.

Mesmo com à situação de ameaça, os candidatos do PDT demonstraram calma frente ao pedido de cassação que deverá ser impetrado. Taques e Vandoni consideram ação do concorrente como uma tentativa “desesperada” de recuperação eleitoral. Mesmo com as diversas possibilidades interpretativas a certeza é que Lúdio continuará usando a certidão emitida pelo TRE como uma arma para a disputa ao governo.

*Nota da Coligação “Amor a Nossa Gente”:

A coordenação jurídica da coligação “Amor a Nossa Gente” informa que certidão emitida pela Justiça Eleitoral confirma distribuição de comida e funcionamento de um comitê eleitoral dentro de um posto de combustível do empresário Aldo Locatelli, um dos apoiadores da campanha do senador Pedro Taques (PDT).

A certidão foi emitida nessa quinta-feira (18) e diz textualmente que o oficial de Justiça que acompanhou a busca e apreensão de adesivos irregulares no posto localizado no Distrito Industrial encontrou sendo realizado um churrasco para mais de 100 pessoas com distribuição gratuita de comida.

O oficial de Justiça confirma ainda no documento que o escritório do posto de combustível continha mais de 300 adesivos de Pedro Taques. No pátio da empresa, tinha placas do candidato do PDT. 

Coordenador jurídico da coligação Amor a Nossa Gente, o advogado José Patrocínio afirma que a certidão é mais uma prova para apresentação de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que comprovará o abuso de poder econômico em favor de Taques.

“Se a distribuição de comida era algo comum há algum tempo, isso passa a ser um problema no período eleitoral, ainda mais quando se tenta vincular isso a um candidato com distribuição de material gráfico de um candidato em um comitê clandestino, pois posto de combustível é bem de uso público e não pode conter propaganda eleitoral”, afirma Patrocínio.

*Nota da Coligação Coragem e Atitude Pra Mudar: 

A Coligação Coragem e Atitude Pra Mudar repudia a criação de factoides realizada pelo candidato ao governo de Mato Grosso Lúdio Cabral (PT). A coligação do petista tem divulgado informações falsas e, inclusive, usado o nome da Justiça eleitoral para propalar mentiras. 

Conforme release distribuído pela equipe de Lúdio, a assessoria jurídica de Lúdio, com a presença de um Oficial de Justiça, “flagrou a distribuição de comida, bebida, combustível, adesivos, placas e banners” numa festa em um dos em um dos postos do empresário Aldo Locatelli, na BR-364, na saída de Cuiabá, em benefício do candidato ao governo Pedro Taques. 

No entanto, documento assinado pelo Oficial de Justiça que esteve no local desmente a versão do candidato petista. Em nenhum momento o documento mostra que houve distribuição de comida, bebida, combustível ou adesivo, o que demonstra, mais uma vez, que o candidato Lúdio Cabral trabalha com a mentira para atacar Pedro Taques. 

Conforme a certidão redigida pelo profissional, foi realizada uma diligência no pátio do posto na noite do dia 17 de setembro para busca de adesivos colados em caminhões e que foram denunciados por conterem equívocos formais, como número errado do CNPJ da coligação. 

Em nenhum momento o oficial de justiça descreve a situação relatada pela assessoria de Lúdio, de que no local funcionava um “comitê clandestino” do candidato Pedro Taques, com distribuição de comida, bebida e combustível. 

Na certidão, o oficial registra que, no restaurante do posto de combustível, estava acontecendo um churrasco para aproximadamente 100 caminhoneiros, e que, conforme informações do senhor Aldo Locatelli, o evento acontece há mais de quatro anos, toda terceira quarta-feira do mês. 

O Oficial de Justiça ainda explica que, dentro do escritório do posto, foram encontrados adesivos do candidato Pedro Taques, mas em aparente conformidade com as normas do Tribunal Superior Eleitoral. 

A Coligação ressalta que o candidato Pedro Taques, naquela noite, estava participando de reunião com aproximadamente três mil mulheres no hotel Fazenda Mato Grosso. Também lamenta que o candidato do PT, por desespero, tente enganar a população e para isso use, inclusive, o nome da respeitável Justiça Eleitoral. 

*Nota da candidata Adriana Vandoni:

A candidata a deputada estadual Adriana Vandoni decidiu ingressar com uma ação por calúnia e difamação contra o candidato ao governo Lúdio Cabral (PT). Uma certidão emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), redigida e assinada pelo oficial de Justiça Paulo Sérgio de Sousa, comprova o petista tentou imputar falso crime à economista.

A calúnia consiste em atribuir falsamente  à alguém a responsabilidade pela prática de um fato determinado definido como crime . Ao afirmar que  iria pedir a cassação do registro pedetista Adriana Vandoni por compra de votos e abuso de poder, Lúdio Cabral induziu a imprensa ao erro, que divulgou informações inverídicas, causando enorme prejuízo também para a população.

O candidato distorceu toda a ação de busca e apreensão para averiguação realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em um posto de combustível localizado no Distrito Industrial de Cuiabá, incriminando, injustamente, a candidata a deputada estadual Adriana Vandoni (PDT) e candidato ao governo Pedro Taques (PDT).

E-mails comprovam que a coligação encabeçada pelo petista enviou um release para toda a imprensa do Estado de Mato Grosso contando a mentira de que flagrou,  juntamente com oficial de justiça do TRE, uma enorme compra de votos, distribuição de combustível, bebidas e churrasco, que configuraria crime eleitoral.
 
Certidão do TRE

No entanto, documento assinado pelo Oficial de Justiça que esteve no local desmente a versão de Lúdio Cabral. Veículos de imprensa redigiram diversas matérias sobre o fato mentiroso, causando enorme prejuízo, principalmente para a sociedade, que está às vésperas de um processo eleitoral.

Em nenhum trecho a certidão do TRE mostra que houve distribuição de comida, bebida, combustível ou adesivo. Conforme a certidão redigida pelo profissional, foi realizada uma diligência no pátio do posto na noite do dia 17 de setembro para busca de adesivos colados em caminhões e que foram denunciados por conterem equívocos formais, como número errado do CNPJ da coligação. 

O oficial de justiça não descreve a situação relatada pela assessoria de Lúdio, de que no local funcionava um “comitê clandestino” do candidato Pedro Taques, com distribuição de comida, bebida e combustível.

Na certidão, o oficial registra que, no restaurante do posto de combustível, estava acontecendo um churrasco para aproximadamente 100 caminhoneiros, e que, conforme informações do senhor Aldo Locatelli, o evento acontece há mais de quatro anos, toda terceira quarta-feira do mês. 

O Oficial de Justiça ainda explica que, dentro do escritório do posto, foram encontrados adesivos do candidato Pedro Taques, mas em aparente conformidade com as normas do Tribunal Superior Eleitoral.

*Confira a certidão do TRE na galeria de imagens.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet