Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Chás são bons para aliviar sintomas da gripe; veja mais receitas de mãe

Fonte:Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde

Mãe consegue curar quase tudo. Além do carinho e amor que elas dão aos filhos, as mães têm também diversas receitas caseiras para aliviar dor de garganta, dor de ouvido, febre, gripe e vários outros problemas de saúde. Mas será que tudo isso funciona?


No Bem Estar desta sexta-feira (10), a pediatra Ana Escobar explicou que alguns métodos das mães são realmente eficazes, como por exemplo, os chás contra gripe.

Segundo a médica, o chá consegue hidratar o corpo e aliviar o mal-estar que a criança sente naquele momento - se for um chá com alho, faz bem também porque o alho tem propriedades que podem combater o vírus.

O mel também é eficiente contra a gripe porque hidrata a mucosa. O clínico geral Arnaldo Lichtenstein explicou também que chás com guaco, camomila também são bons para melhorar os sintomas do vírus.

Veja abaixo mais algumas receitas de mãe que podem ou não funcionar:

Para dor de ouvido: muita gente acredita que colocar azeite quente funciona, mas a pediatra Ana Escobar alerta que nada deve ser colocado no ouvido.

O melhor, em caso de dor, é usar uma bolsa de água quente ou um pano quente porque o calor provoca uma vasodilatação da região e melhora a inflamação. Segundo a pediatra Ana Escobar, o álcool só deve ser colocado no ouvido para retirar o excesso de água, que muitas vezes fica acumulada e provoca dor. Nestes casos, a dica é pingar uma gota de álcool porque ele puxa a água, retida entre a cera e o tímpano.

Para tosse e dor de garganta: cravo, canela e limão não funcionam para aliviar esses problemas. O que realmente funciona é o açúcar queimado ou o mel, que hidratam a mucosa e aliviam a dor, como mostra o vídeo ao lado.

A pediatra Ana Escobar dá a dica de levar ao fogo uma colher de sopa de açúcar e, quando estiver derretido, colocá-lo em meio copo de leite. Além de aliviar a tosse, o leite quente também acalma. Colocar um pano com álcool e água no pescoço também pode melhorar a dor de garganta porque esquenta a região e provoca uma vasodilatação.

Para melhorar a respiração: muitas mães acreditam que banho de eucalipto ajuda a criança a respirar melhor, mas isso é um mito. De acordo com os médicos, o eucalipto não abre as vias aéreas e algumas crianças podem ter alergia e até sofrer com o efeito contrário - os brônquios se contraem e a passagem de ar no nariz fica reduzida.



Para dor de barriga: chá de boldo não é eficaz e pode ter interação com medicações e causar até problemas no fígado. O chá de camomila pode dar uma sensação de conforto por causa da água quente, como mostra o vídeo ao lado. A dica do clínico geral Arnaldo Lichtenstein é colocar uma bolsa de água quente na região da barriga para melhorar a dor.





Para dor de cabeça: pano com água morna não funciona para dor de cabeça, mas sim para dor de ouvido e também para cólicas da criança porque o calor na barriga aquece o intestino e alivia o incômodo. A dica da pediatra Ana Escobar é, se for usar o pano, colocá-lo na região do pescoço e não na testa.





Para febre: pano com álcool e água também não é capaz de baixar a febre; a dica da pediatra Ana Escobar é colocar a criança em um banho morno, não gelado.

Intuição de mãe
Elas nunca se enganam e conseguem saber tudo o que acontece com os filhos. O repórter Phelipe Siani foi conhecer a história da consultora de moda Margarida, mãe do Márcio. Ela diz que, quando sente uma sensação na barriga, é sinal de que alguma coisa estranha está acontecendo.

Quando o filho tinha 6 anos, Margarida começou a sentir essa sensação e passou a perceber que Márcio estava bebendo muito líquido, então ela resolveu procurar ajuda. Todos os médicos diziam que a criança estava bem, mas a mãe sentia que algo estava errado. Em uma noite, o filho passou mal e, ao chegar no hospital, Margarida descobriu que ele estava entrando em coma diabético.

Atualmente, com 29 anos, Márcio mudou toda a dieta e teve que se habituar com as medições de açúcar no sangue e com as injeções de insulina. E, agora, mais do que ninguém, ele não duvida mais das intuições de sua mãe. Veja na reportagem, no vídeo acima.

Dieta nostra
A Jenifer, mulher do Rodrigo, personagem da série 'Dieta Nostra', mostrou no Bem Estar desta sexta-feira (10) uma receita que aprendeu da sua mãe para não chorar ao cortar a cebola - a dica é lavá-la antes, beber um copo de água e segurar a água na boca enquanto corta a cebola. Ao cuspir a água, o gosto todo da cebola sai junto e, segundo a Jenifer, é por isso que não saem as lágrimas. Será que funciona?
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet