Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Chef de cozinha dá dica de prato 'harmonizado' para ceia de Natal

Há 14 anos, a paixão pela gastronomia fez um morador de Santos, no litoral de São Paulo, largar o trabalho como despachante e investir no ramo culinário. Daquele período em diante, Fábio Leal juntou suas finanças, participou de cursos profissionalizantes, viajou pelo interior paulista e pela Europa para ganhar experiência na cozinha com grandes chefs e, atualmente, comanda uma renomada 'escola de sabores' na cidade. Ele se dedica a ensinar a arte da gastronomia para jovens e adultos. São pelo menos cinco aulas por semana com grupos de até dez pessoas.


O chef recebeu a equipe do G1 no espaço criado há quatro anos no bairro do Boqueirão e ensinou a preparar uma sugestão de prato para servir na noite de Natal. De acordo com ele, o filé mignon suíno com recheio de damasco e molho de laranja é a iguaria que está na ‘tendência do verão’. “A gastronomia é bem parecida com a moda e tem tendências. Esse toque de misturar doce com salgado já existe há algum tempo, mas vem ganhando ainda mais força com frutas, como o damasco, que harmonizam o prato”, aponta.

Além de chef e professor de culinária, Leal também é estudioso quando o assunto é comida. “Como em tudo na vida, precisamos nos manter atualizados. Eu leio pelo menos dois livros e quatro revistas sobre gastronomia por mês. Tenho que saber o que está na moda em todos os cantos”, brinca.

Ao longo dos anos e já com experiência internacional, o chef percebeu que havia falta de mão de obra local. Foi então que ele resolveu abrir a escola de sabores Mascarpone. Lá, ele ensina pessoas a cozinhar, desde pratos sofisticados até os mais simples.

Segundo Leal, a valorização e o prestígio que a culinária profissional ganhou nos últimos anos no país tem levado cada vez mais ‘leigos’ à cozinha. Ele revela que em suas aulas semanais, grande parte é formada por grupo de empresários e engenheiros da cidade. “Eles são os chamados gourmets. A gente brinca que eles gostam de cozinhar para impressionar alguém, fazer um prato especial, diferente e não fazer feio. Todo mundo gosta de comer bem”, explica.

Sobre o filé mignon suíno para ceia de Natal, ele garante que é um prato leve e saboroso. “Ao contrário do que as pessoas pensam, essa não é uma carne pesada. A carne suína já é macia e o modo de preparo evitando usar muito limão no tempero e mesclando com gengibre e laranja dá um toque todo especial. O molho que também leva leite de coco é de dar água na boca”, afirma.​

Ingredientes - filé mignon suíno com damasco
1 filé mignon suíno inteiro
8 damascos fatiados
8 laranjas em suco
1 limão em suco
2 colheres de sopa de gengibre ralado ou fatiado bem fininho
200 ml leite de coco
2 colheres de sopa de mostarda em grãos ou 01 colher de café de mostarda
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Marinar o filé mignon inteiro por 8 horas com suco de laranja, suco de limão, gengibre, sal e pimenta do reino. Secar o filé mingon com papel toalha ou com as mãos e abrir para rechear com os damascos. Fechar com barbante. Aquecer uma frigideira sem óleo até o ponto de fumaça. Colocar a carne na frigideira quente e selar todos os lados para que não fique nenhum ponto avermelhado e totalmente cinza. O chef recomenda não lavar a frigideira, já que ela será usada para o preparo do molho com sabor da carne. Em seguida, levar o filé para assar em forno 200 graus por 20 minutos e, enquanto isso, preparar o molho. Utilizando a própria frigideira, colocar todo líquido do marinado em fogo alto, reduzir um pouco o volume do molho. Coar, esfriar a frigideira e voltar com o molho acrescentando o filé mignon e o leite de coco. Fábio explica que, caso a pessoa ache que tem pouco molho, pode espremer mais duas ou três laranjas e colocar para reduzir junto antes do leite de coco. Quando for servir, aquecer, montar o prato e derramar o molho agridoce por cima. Se quiser cortar a carne em fatias antes de colocar no molho também pode servir fatiado. Se o filé mignon for pequeno, deixe no forno por 15 minutos somente para não ressecar. Sirva com farofa de uvas passas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet