Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Cheia de rio atinge marca histórica para janeiro, diz prefeitura do RS

Foto: (Foto: Vilson Winkler/Divulgação)

Com as chuvas e cheia, balenário de Porto Mauá ficou alagado

Com as chuvas e cheia, balenário de Porto Mauá ficou alagado

A cheia do Rio Uruguai atingiu nesta sexta-feira (2) uma marca histórica para o mês de janeiro em Porto Mauá, no Noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a medição da prefeitura, o nível está 12,05 metros acima do normal. A situação provocou a suspensão da travessia de balsa no município em direção à Argentina e obriga motoristas a percorrerem mais 145 km até Iraí, na mesma região.


Conforme as autoridades locais, parte de um balneário, usado por veranistas, ficou embaixo d'água, mas não há registro de desabrigados ou desalojados. Além disso, a aduana da cidade foi atingida. A cheia do rio se intensificou com as chuvas que atingiram a região nesta semana. Segundo a prefeitura, não há previsão para o serviço de balsa ser restabelecido.

A medição oficial do Rio Uruguai é realizada desde 1990 e desde estão, não havia registros de um índice tão elevado para o mês de janeiro. A última aferição, realizada às 14h20min desta sexta, indicava que o nível subia pelo menos 7 cm por hora. A prefeitura, porém, projeta que o crescimento perca força, e o nível alcance, no máximo, 12,5 m acima do normal.

Mais de 68 mil sem luz
O número de clientes sem energia elétrica no Rio Grande do Sul subiu para  68 mil na tarde desta sexta, após novos temporais que atingiram a Região Noroeste. A falta de energia é consequência do temporal que atingiu o estado e afetou o abastecimento principalmente no Noroeste na noite de quinta-feira (1). De acordo com a concessionária RGE, as cidades mais atingidas pelo temporal foram Santa Rosa e Três Passos, no Noroeste, e Santo Ângelo, nas Missões. Segundo o Inmet, os ventos chegaram a 131 km/h em Santa Rosa.

Conforme a RGE, equipes estão trabalhando na restituição dos serviços de energia, mas ainda não há previsão de quando o atendimento será plenamente restabelecido. Durante a manhã, o número era de 48 mil.

Até o final da manhã de sexta, o Corpo de Bombeiros ainda estava retirando árvores caídas sobre residências e realizando atendimentos aos atingidos pela chuva. Mais de 2 mil metros de lona foram distribuídos para as famílias que tiveram suas casas atingidas.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Rosa, cerca de 60 árvores caíram na ERS-344. Uma equipe de Bombeiros concluiu durante a madrugada a retirada das árvores. Em Três de Maio, outra localidade atingida pelas chuvas, cerca de cem árvores caíram na ERS-342 e na BR-472. As vias já foram liberadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet