Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Aedes aegypti

Cientistas descobrem anticorpo que pode ser capaz de neutralizar vírus da dengue

Foto: Reprodução/Ilustração

Cientistas descobrem anticorpo que pode ser capaz de neutralizar vírus da dengue
Cientistas britânicos do Imperial College London conseguiram descobrir uma nova classe de anticorpos que pode ser capaz de neutralizar o vírus da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O estado de Mato Grosso é um dos campeões de casos da doença. Em 2014 foram quase 11 mil casos registrados. O estudo foi publicado hoje (15) na revista britânica "Nature Immunology".


Veja mais:
Infestação do mosquito da dengue põe Cuiabá em alerta por conta de febre chikungunya
 
A descoberta deste novo tipo de anticorpos em humanos, que também neutraliza o estado inicial do vírus presente nos mosquitos, poderá auxiliar no desenvolvimento de vacinas e tratamentos para combater a doença. De janeiro a novembro de 2013 foram registrados 44.173 casos notificados no Estado de Mato Grosso.
 
Um dos principais entraves na criação de uma vacina é o fato de que a doença tem quatro tipos e após a pessoa ter tido um deles, não ficará imunizada dos demais. Porém, até que uma vacina efetiva seja feita ainda poderá levar uma certa quantidade de tempo, já que seria preciso produzi-las e testá-las em cobaias não humanas.
 
Para chegar ao resultado, os cientistas estudaram 145 mostras de anticorpos de pacientes que foram infectados pelo vírus e desenvolveram um quadro imunológico. Assim, eles conseguiram encontrar um bom número de anticorpos que são muito efetivos neutralizando o vírus. Para que a vacina seja desenvolvida, os pesquisadores ainda necessitam entender a resposta imunológica humana aos contágios naturais e ver qual é sua resposta à vacinação posterior.
 
Doença em Mato Grosso
 
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos e Notificações (Sinan), de 1º de janeiro até o dia 27 de novembro, foram registrados 10.994 casos de dengue no Estado. A Secretaria de Saúde de Mato Grosso confirmou ainda que ocorreram cinco mortes em decorrência da doença, uma outra está sob investigação. As mortes foram em: Sinop, Rondonópolis, Alto Paraguai e em Alta Floresta, além da capital.
 
Cuidados
 
Combata os focos do mosquito em sua casa, seguindo as seguintes orientações: Limpe calha dos telhados; limpe os pratinhos dos vasos de plantas; mantenha piscinas limpas; não deixe formar poças d’água; elimine qualquer tipo de material que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água; tampe bem as caixas d'água e os poços.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet