Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Cientistas descobrem proteína que pode reconhecer variações do HIV

Um dos maiores obstáculos para a criação de vacinas contra a Aids é que o vírus HIV costuma evoluir rápido demais para ficar exposto ao ataque de anticorpos. Agora, pesquisadores do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), nos Estados Unidos, descobriram que uma proteína pode ser capaz de reconhecer as diferentes formas do vírus, facilitando sua neutralização.


Segundo os pesquisadores, a capacidade de reconhecimento do vírus foi verificada em uma espécie particular de proteína do tipo bNab (anticorpos amplamente neutralizadores) — as bNab são encontradas no sangue de alguns portadores de HIV cujo sistema imunológico consegue controlar a infecção.

A descoberta foi anunciada em artigo publicado na revisa científica Cell na última semana.

“Pensamos que é realmente avanço se o anticorpo [a proteína BnAbs] conseguir reconhecer essas diferentes formas [do vírus]”, diz Louise Scharf, que integra a equipe responsável pelo estudo.

Scharf diz que colaboradores da Universidade Rockefeller já estão testando os avanços do anticorpo em ensaio feito em humanos. Em 2013, cientistas já haviam anunciado que a proteínas BnAbs conseguiram prevenir a infecção em macacos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet