Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

de outros carnavais

Cobertura de luxo alvo da PF é de empresário acusado de ser “bate-estaca” de cartel do combustível

A cobertura de luxo localizada no condomínio Maison Paris, em Cuiabá, que foi alvo de uma ação de busca e apreensão da Polícia Federal na operação “Ararath” contra agiotagem e lavagem de dinheiro nesta terça-feira (12), pertence ao empresário...

Foto: Instagram

Empresário Júnior Mendonça. dono de cobertura de luxo alvo da PF

Empresário Júnior Mendonça. dono de cobertura de luxo alvo da PF

A cobertura de luxo localizada no condomínio Maison Paris, em Cuiabá, que foi alvo de uma ação de busca e apreensão da Polícia Federal na operação “Ararath” contra agiotagem e lavagem de dinheiro nesta terça-feira (12), pertence ao empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, mais conhecido como Júnior Mendonça, acusado de ser o “bate estaca” – aquele que faz valer a vontade - do que seria um cartel dos combustíveis em Mato Grosso.


Leia mais: PF cumpre mandados contra grupo que atuava como instituição financeira clandestina

O apartamento do empresário foi um dos primeiros entre os 11 locais em que a Polícia Federal realizou as buscas e apreensões de materiais para coleta de provas na operação. Júnior Mendonça era sócio proprietário da factoring “Globo Fomento Mercantil”, empresa que, segundo a PF, foi usada como fachada para negócios de agiotagem e lavagem de dinheiro. 

Todas as transações financeiras supostamente ilegais eram movimentadas através de contas da factoring e da rede Amazônia Petróleo. Por enquanto, as investigações detectaram a movimentação ilegal de R$ 500 milhões nos últimos seis anos, mas a quantia pode ser maior.

As investigações agora partem para a análise do material coletado em campo e interrogatório dos envolvidos na investigação. “A operação não foi a finalização das investigações. Agora acabou a parte velada e agora vamos para uma nova etapa em que buscamos a obtenção de material probatório”, afirmou o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Elzio Vicente da Silva.

Cartel dos combustíveis

Em 2008, O Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a operação “Madona”, após dez meses de investigação, para desarticular um suposto cartel dos combustíveis em Mato Grosso. A ação resultou em um processo iniciado em 2011 contra 27 pessoas, entre eles Gércio Marcelino, o Júnior Mendonça.

Conforme as investigações do Gaeco, Júnior Mendonça utilizava do poder econômico para pressionar os postos de combustíveis que não queriam participar do esquema. Junto com seu pai, Júnior Mendonça também é um dos sócios da rede Amazônia Petróleo.

Atualmente a ação contra Júnior Mendonça está suspensa devido a decisão em caráter liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que analisa dois Habeas Corpus. O STJ aguarda envio de informações do Tribunal de Justiça para dar seguimento aos trâmites nos HC’s, ambos impetrados ainda em 2011 e até hoje sem decisão final. Além disso, em recurso, o TJMT julgou ilegal uma série de provas e, por consequência, as prisões realizadas à época.

Quem é Júnior Mendonça

Empresário ligado ao ramo do combustível, já foi dono das extintas empresas Pneu Center e Rodão Center, que ficavam em Várzea Grande. Em 2002 tornou-se sócio do irmão na factoring “Globo Fomento Mercantil”, que encerrou atividades em 2012, com a dissolução da sociedade. Junto do pai, Gércio Marcelino Mendonça, faz parte da Rede Amazônia Petróleo.

Outro lado

O advogado Murillo Barros da Silva Freire, um dos responsáveis pela defesa do empresário Júnior Mendonça, afirmou que as cópias do inquérito, medida cautelar e outros documentos envolvendo a operação foram conseguidos apenas no fim de terça-feira (12), por isso ainda não foram devidamente análisados. "Ainda não tivemos esse tempo. Estamos tomando pé de tudo que aconteceu e dos fatos imputados ao nosso clientes e só depois poderemos nos manifestar", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet