Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Com página maliciosa, criminosos brasileiros atacam roteadores

Com página maliciosa, criminosos brasileiros atacam roteadores
Golpe é conhecido como 'drive-by pharming' e é novo no Brasil.

Páginas de bancos são redirecionadas, segundo a Kaspersky.

Criminosos brasileiros estão usando páginas web maliciosas para lançar ataques que mudam automaticamente a configuração dos modems-roteadores usados por internautas para o acesso à rede. Um alerta da fabricante de antivírus Kaspersky Lab, publicado nesta terça-feira (2), mostra um golpe por e-mail trazendo um link que realiza o ataque.

Segundo o analista Fabio Assolini, da Kaspersky, a página tenta diversas senhas configuradas como "padrão de fábrica" nos equipamentos. Para se proteger, a recomendação é trocar a senha de acesso ao painel de administração do equipamento.

Caso o ataque ocorra com sucesso, o modem-roteador terá sua configuração de DNS (Domain Name System) trocada. O DNS é a "lista telefônica" da internet, que converte "nomes" como "g1.com.br" em números de endereço IP. Controlando o DNS da vítima, os criminosos conseguem redirecionar páginas, por exemplo, para enviar os internautas a sites clonados.

De acordo com a Kaspersky, a fraude brasileira redireciona as vítimas para sites falsos de bancos.
Embora a técnica seja nova no Brasil, o primeiro ataque do gênero foi revelado em 2008 pela também fabricante de antivírus Symantec. O golpe foi batizado de "drive-by pharming". Um especialista da Symantec já havia teorizado o ataque um ano antes, em fevereiro de 2007.

O ataque também depende de uma vulnerabilidade nos equipamentos que não verifica a origem de uma solicitação de mudança de configuração. Embora a técnica tenha sido conceituada em 2007, poucos modems-roteadores domésticos estão protegidos.

No Brasil, criminosos realizaram um ataque que explorou brechas de segurança em modems-roteadores ADSL para realizar redirecionados em 2011 e 2012.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet