Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

TUDO COMO ESTÁ

Confronto de grupos adia votação de alteração em lei do Dia do Evangélico na Câmara de Cuiabá

Foto: Luiz Antônio Alves / Câmara de Cuiabá

Vereadores de Cuiabá não chegaram a um acordo sobre alteração no Dia do Evangélico

Vereadores de Cuiabá não chegaram a um acordo sobre alteração no Dia do Evangélico

Sem que houvesse consenso entre as bancadas após horas de reunião, a Câmara de Cuiabá não chegou a um acordo e adiou sine die a votação das emendas à Lei Municipal 5.940/2015, que institui o Dia do Evangélico, com feriado na Capital de Mato Grosso. Diane do impasse, o presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), decidiu que as propostas apresentadas passarão por tramitação normal.


Leia também:
Câmara derruba veto e obriga CAB descontar período sem água; polêmica do Dia do Evangélico permanece

Como é lei municipal, caso a Câmara dos Vereadores não tenha aprovado qualquer alteração, a primeira comemoração ocorre já neste ano, no próximo dia 31 de agosto. O Estado de Rondônia comemorou ontem (18) o Dia do Evangélico, quando praticamente tudo é fechado, quase tão respeitado, por exemplo, como a Sexta Feria Santa.
 
“Existe um rito a ser seguido pelos projetos apresentados pelos parlamentares, nesta Casa de Leis, porque necessitam receber pareceres das comissões temáticas. E, desta vez, não será diferente”, afirmou Júlio Pinheiro, ao justificar a retirada de pauta, na sessão noturna desta quinta-feira (18), dos projetos que tratavam de mudanças na lei que criou o Dia do Evangélico.
 
A primeira proposta é do próprio autor da lei, vereador Marcrean Santos (PRTB), que altera a redação: o feriado do Dia do Evangélico passa para a última segunda-feira do mês de agosto, ao invés de se comemorar no dia 31 do mês. “Como não houve consenso, consideramos melhor que o projeto de lei siga a tramitação normal, conforme determina o Regimento Interno”, explicou Marcrean Santos, que teve sua emenda subscrita por nove colegas.
 
Outra proposta partiu do vereador Renivaldo Nascimento (PDT), elaborada com auxilio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que mantém a data, mas revoga o feriado. “Não cabe mais tantos feriados em Cuiabá. O prejuízo é imensurável para o nosso comércio”, ponderou Renivaldo, que consegui 12 assinaturas para a sua proposta.

O novo feriado estabelecido por lei foi vetado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), mas acabou derrubado, no plenário das deliberações do Palácio pascoal Moreira Cabral, com o voto de 19 dos 25 vereadores, em 20 de maio. E, assim, o   Dia do Evangélico se tornou não somente uma data comemorativa oficial no calendário da cidade, mas também um feriado.
 
Outros municípios mato-grossenses já adotaram legislação municipal semelhante para homenagear os evangélicos, no dia 31 de agosto: Juína, Ribeirão Cascalheira, Vila Bela da Santíssima Trindade e Colniza.
 
Quatro Feriados
Com a confirmação do feriado do dia 31 de agosto, Cuiabá passa a ter quatro feriados municipais: da Fundação da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá (8 de abril), Dia da Consciência Negra Zumbi dos Palmares (20 de novembro), Dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e, agora, Dia do Evangélico (31 de agosto).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet