Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DISPUTA DA MESA

Conquista de 15 assinaturas credencia chapa encabeçada por Guilherme Maluf como favorita na Assembleia; veja nomes

Foto: Widson Maradona / ALMT

Conquista de 15 assinaturas credencia chapa encabeçada por Guilherme Maluf como favorita na Assembleia; veja nomes
A assinatura de compromisso para apoio à chapa encabeçada pelos deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PR), na disputa pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, superou a expectativa dos próprios articuladores. Maluf e os emissários do governador José Pedro Taques (PDT) contavam com a conquista de13 ou 14 votos, num colégio eleitoral de 24. Todavia, nesta quarta-feira (28), a chapa atingiu 15 assinaturas com manifestação de apoio e garantia de voto, no pleito que vai ocorrer no próximo domingo (1), após a posse dos eleitos.


Leia também:
Governo ‘abre’ orçamento, mas secretários ainda estão impedidos de gastar
 
Caso não haja mudanças substanciais, Guilherme Maluf deve ser eleito presidente e Nininho Bortolini primeiro secretário. A assinatura da carta compromisso é considerada passo essencial no processo sucessório do Poder Legislativo de Mato Grosso. “É como se, no fechamento de um acordo,  a palavra fosse empenhada. Mas, além do ‘fio do bigode’, aqui tem a assinatura”, explicou um dos  apoiadores.
 
Maluf e Nininho chegaram a 15 assinaturas de deputados com muito diálogo, promessas e apoio declarado do Palácio Paiaguás, com participação direta do secretário Paulo Taques, chefe da Casa Civil. Desta forma, sem que haja imprevisto, a chapa malufista  caminha  para vencer o pleito.
 
Assinaram o documento em apoio a Maluf e Nininho os deputados estaduais: Eduardo Botelho (PSB), Saturnino Masson (PSDB), Leonardo Albuquerque (PDT), Wagner Ramos (PR), Sebastião Rezende (PR), Wancley Carvalho (PV), José Domingos Fraga Filho (PSD), Wilson Santos (PSDB), Silvano Amaral (PMDB), Baiano Filho (PMDB), Pedro Satélite (PSD), Max Russi (PSB) e Dilmar Dal Bosco (DEM).
 
Na articulação, as assinaturas foram recolhidas durante a manhã desta quarta-feira (28), após várias reuniões entre os parlamentares. O secretário   Paulo Taques atua como porta voz do Poder Executivo, no processo eleitoral da  Mesa Diretora, avalizou a chapa e ainda trabalha para conquistar mais três  votos para o grupo de Maluf.
 
A reportagem do Olhar Direto apurou que, durante todo o dia, os deputados aliados tentaram convencer o pedetista Zeca Viana a voltar para o grupo de Taques. O parlamentar, que sempre foi o homem de confiança do governador, rompeu as relações e trabalha na composição de uma chapa com Mauro Savi (PR), Emanuel (PR) e Romoaldo Junior (PMDB).
 
Maluf e Nininho esperam ainda o apoio do socialista Oscar Bezerra, que já declarou estar com Nininho para primeira secretaria. A articulação que levou o republicano ao cargo foi um dos motivos que geraram o racha inesperado de Viana com Taques.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet