Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Marechal Rondon

Consórcio que executa obras do aeroporto afirma que cumpre projeto rigorosamente

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Consórcio que executa obras do aeroporto afirma que cumpre projeto rigorosamente
O Consórcio Marechal Rondon, responsável pela execução das obras de reforma no aeroporto homônimo, em Várzea Grande, afirma que tem cumprido rigorosamente o projeto apresentado pela Infraero por meio da Secopa. O consórcio se manifestou em nota após parte do forro e do teto do local se desprenderem sob fortes ventos na noite de segunda-feira (2).


Chuva causa pânico e estragos no Aeroporto Marechal Rondon

O consórcio alega o forro da parte antiga da estrutura, construída em 2006 e que não está englobada na reforma também foi afetada pelos ventos e sucumbiu. Informa ainda que o primeiro desprendimento do forro da área reformada aconteceu em 23 de julho deste ano e o consórcio já encaminhou à Secopa e à Infraero notificações (veja aqui e aqui) apontando que o projeto executivo não contempla a superestrutura para fixação do forro e nem a fixação na estrutura existente, possível causa do incidente

Nessa manifestação o Consórcio requereu a disponibilização de informações adicionais e dos detalhamentos do referido Projeto, bem como solicitou os procedimentos que deveriam ser adotados para evitar a ocorrência de novos desprendimentos do forro.

Confira abaixo a íntegra da nota do consórcio:

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO: CONSÓRCIO MARECHAL RONDON

Acerca do incidente ocorrido no início da noite desta segunda-feira (01/09) no Aeroporto Marechal Rondon, o CONSÓRCIO MARECHAL RONDON vem público esclarecer os fatos:

01) A parte antiga do Aeroporto foi atingida no piso superior na cobertura da praça de alimentação e no forro do lado da pista, obra construída em 2006. A parte do antigo terminal não foi, até esta data, objeto de intervenção por parte do Consórcio Marechal Rondon.

02) Na parte do novo Terminal de Passageiros, em execução pelo consórcio, ocorreu o desprendimento de parte do forro da área externa.

03) Esclarecemos que o Consórcio Marechal Rondon executou as obras do forro metálico do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto, utilizando pessoal técnico especializado, e CUMPRINDO RIGOROSAMENTE O PROJETO EXECUTIVO Nº CY. 06/201.7/004677/01, FORNECIDO PELA INFRAERO, PROPRIETÁRIA DA OBRA, E QUE NOS FOI ENTREGUE PELA SECOPA/MT, NA QUALIDADE DE CONTRATANTE DA MESMA.

04) Em 23/07/2014 ocorreu o primeiro desprendimento de parte do mesmo forro da área externa do aeroporto, que foi objeto de recuperação pelo consórcio.

05)Em razão dessa ocorrência o Consórcio encaminhou à SECOPA/MT, em 18/08/2014, e à Infraero, em 22/08/2014, NOTIFICAÇÃO (CÓPIAS EM ANEXO) na qual apontava que o Projeto Executivo “NÃO CONTEMPLA A UPERESTRUTURA PARA FIXAÇÃO DO FORRO, NEM TAMPOUCO SUA FIXAÇÃO NA ESTRUTURA EXISTENTE”, provável causa do desprendimento parcial do forro na data de 23/07/2014.

06) Nessa manifestação o Consórcio requereu a disponibilização de informações adicionais e dos detalhamentos do referido Projeto, bem como solicitou OS PROCEDIMENTOS QUE DEVERIAM SER ADOTADOS PARA EVITAR A OCORRÊNCIA DE NOVOS DESPRENDIMENTOS DO FORRO.

07) Essas informações e as medidas preventivas a serem tomadas para evitar novas ocorrências e solucionar possível deficiência no projeto, provável causa do novo desprendimento ocorrido nesta segunda-feira, até esta data não foram respondidas pela Infraero ou pela Secopa.

08) Diante dos fatos, e buscando apurar as causas, o Consórcio Marechal Rondon, cuja responsabilidade se limita a execução das obras, de acordo com os projetos executivos fornecidos, informa que irá buscar uma entidade independente para analisar o caso e emitir LAUDO TÉCNICO DE ENGENHARIA para apontar as causas que porventura contribuíram para ocorrências desses incidentes.

Cuiabá-MT, 02 de setembro de 2014.

CONSÓRCIO MARECHAL RONDON

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet