Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

SINOP CRESCE

Construção civil aumenta 50% em um ano na maior cidade do nortão

Foto: Reprodução

Construção civil aumenta 50% em um ano na maior cidade do nortão
Betoneiras preparando a massa durante todo o dia, engenheiros, pedreiros e serventes com muito trabalho e paredes que‘sobem’ a todo o instante. Assim foi o ano de 2010 em Sinop, considerada a “Capital do Nortão”. A construção civil praticamente dobrou nos últimos doze meses, fomentando a economia local e empregando trabalhadores.


Os números são confirmados pelo departamento de desenvolvimento urbano da prefeitura, que expediu mais de dois mil alvarás de construção de janeiro a dezembro do ano passado. Isso é mais que o dobro, se comparado a 2009, quando foram emitidos 975 documentos.

As lojas de materiais de construção confirmam o crescimento. O gerente de vendas Marcelo Alves informa que na loja o movimento foi intenso no decorrer do ano. “Vendemos bem mais que em 2009. Houve épocas até que faltou cimento”, disse, ao Olhar Direto, referindo-se ao período em que a usina, em Nobres, não conseguiu atender a demanda por conta de manutenção.

Mão de obra também falta para ‘lidar’ com cimento e tijolo. O chefe de obras Sílvio Dias reclama dos preços inflacionados. “Desde o meio do ano que está faltando pedreiro e servente. Com isso fica mais caro para contratar trabalhadores. Cheguei a contratar de outros municípios porque aqui não tem mais gente nessa área”, lembrou.

Outro setor que não está ‘dando conta’ de atender a demanda é o de esquadrias. Os clientes que precisam de calhas, rufos, grades e portões precisam esperar até 30 dias para receber a encomenda. “Consultei em umas oito fábricas de calhas e todos me pediram longo prazo de entrega. Paguei à vista e tive que esperar, fazer o quê? “, indagou a professora Lúcia Manganês.

E a projeção é que o ano de 2011 também seja aquecido no ramo de construção civil em Sinop. Muitas obras estão para começar e, além disso, construtoras investem em edifícios e conjuntos habitacionais para atender uma demanda crescente na cidade. Boa parte dos imóveis é para atender a classe universitária, que aumenta ano a ano. Atualmente, são mais de nove mil estudantes no ensino superior.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet