Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

Crédito no Brasil deve ter menor crescimento em uma década

Bradesco, segundo maior banco privado nacional, anunciou que sua carteira avançou modestos 8,1% em 12 meses até junho


Os primeiros balanços de bancos referentes ao segundo trimestre confirmaram o que até há pouco era só uma suspeita: a expansão do crédito em 2014 no Brasil deve ser a menor em pelo menos uma década.

O Bradesco, segundo maior banco privado nacional, anunciou nesta quinta-feira que sua carteira avançou modestos 8,1% em 12 meses até junho. O Santander Brasil foi ainda mais fraco, ao ver sua carteira ampliada avançar menos de 5%.

Os números deram contornos ainda mais dramáticos ao que havia mostrado o Banco Central na terça-feira, quando revelou que o crédito do sistema financeiro havia crescido 11,8% anualmente até junho. Neste aspecto, os números de Bradesco e Santander estão mais próximos do crédito livre, que avançou apenas 5,5%.

O presidente-executivo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco recorreu ao otimismo ao dizer nesta quinta-feira que vê condições de atingir o piso da faixa estimada pelo banco para o ano, de 10% a 14%. O presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, jogou a toalha e só vê aceleração em 2015.

Mas mesmo essas previsões soam protocolares, num momento de desaceleração da economia do País, pontuado por inflação alta e baixa confiança de consumidores e empresas. Pelo menos para os próximos meses não há sinais de reversão, segundo especialistas, apesar de continuados estímulos fiscais do governo federal para incentivar o consumo e de flexibilização nos depósitos compulsórios e em requerimentos de capital anunciados na semana passada pelo Banco Central.

"As novas medidas vêm num momento em que os bancos adotam normas mais conservadoras de crédito em resposta ao crescimento fraco, e é improvável que abandonem a sua postura avessa a risco", afirmaram os analistas Alcir Freitas e Celina Vansetti, da Moody's, em relatório nesta quinta-feira.

E o conservadorismo pode se acirrar, à medida que sinais de que o ciclo de queda da inadimplência dos últimos trimestres esboçam uma reversão. Na base sequencial, o índice de atrasos acima de 90 dias do Bradesco oscilou de 3,4% para 3,5% no segundo trimestre. O do Santander foi de 3,8% para 4,1%.

Em relatório, analistas do BTG Pactual consideraram difícil que o Bradesco consiga crescer sua carteira em dois dígitos. "Achamos que o bancos terão que fazer um esforço extra para entregar mesmo o piso da previsão para o ano", escreveram os analistas Eduardo Rosman, Gustavo Lobo e Jose Luis Rizzardo.

A esta altura, a se confirmar a previsão do BC, a expansão de 12% do crédito no Brasil em 2014 já será a menor da série histórica iniciada em 2007. Considerada a série anterior, com metodologia diferente, o desempenho seria mais fraco até do que o registrado em 2004.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet