Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

DF: milhares de pessoas acompanham a Via-Sacra do Morro da Capelinha

Pontualmente, às 16h, personagens romanos devidamente vestidos e montados em cavalos iniciaram a subida ao Morro da Capelinha, em Planaltina, a cerca de 45 quilômetros de Brasília, onde ocorre uma das mais tradicionais vias-sacras do país. Entre os soldados e outros atores, Jesus. Uma multidão de fiéis acompanhou a procissão. Neste ano, a organização do evento calculou que compareceram 150 mil pessoas. A chuva não desanimou o público. 

Cada um teve uma história e um motivo para participar da encenação da Paixão de Cristo, desde a prisão até a ressurreição de Jesus. O mecânico José Ricardo dos Santos e Maria Luiza dos Santos integram o público cativo. Há 20 anos, acompanham a encenação. "Já conseguimos muitas graças aqui. Neste ano, viemos só agradecer", diz Maria Luiza. 

Em meio à crise financeira no Distrito Federal (DF), a Via-Sacra de Planaltina foi a escolhida para receber o financiamento do governo. Segundo a organização do evento, foram repassados R$ 500 mil, valor inferior ao dos anos anteriores. No ano passado, a encenação recebeu R$ 1,4 milhão. Para contornar a falta de verba, foram usados os mesmos cenários e fantasias de 2014. 

"A novidade que nós temos é a falta de dinheiro, que nos pegou de surpresa. Mas, graças a Deus, o grupo de uniu muito", diz a coordenadora-geral da Via-Sacra, Maira Vieira. Segundo ela, o evento contou com1,1 mil atores e mais 300 pessoas na equipe técnica. O grupo teve ajuda dos fornecedores, que fizeram preços especiais. "A gente se organizou, fez os ensaios, queremos que dê tudo certo", diz. 


Sebastiana dos Santos também tem um pedido especial: saúde para a mãe. Ela veio de Santa Maria da Vitória, Bahia, para visitar a família no DF. Para ela, pedido feito na Sexta-Feira Santa tem mais chance de ser alcançado. "A caminhada toda é uma penitência, já vamos com o pensamento ligado a Deus", diz. E acrescenta: "Temos essa tradição na Bahia, de festejar as vias-sacras. Onde eu estiver, eu procuro uma e gosto de estar presente". Houve quem viesse de longe: Nazarire Bakolian é de Burkina Faso. Ele é missionário da Igreja Católica e, pela primeira vez, está no Brasil. "É importante participar da Via-Sacra, é uma reafirmação de um compromisso que Jesus fez conosco. Vim pedir pela união das famílias", diz. 

Os fiéis percorreram 14 estações até o alto do Morro da Capelinha. Em cada uma, uma parada para recordar uma passagem da Bíblia, desde a prisão até a morte e ressurreição de Cristo. A Semana Santa, que termina no domingo de Páscoa, é um dos períodos mais importante para os católicos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet