Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

julgamento político?

Defesas questionam falta de provas contra principais réus do Mensalão

Foto: Ilustração

Defesas questionam falta de provas contra principais réus do Mensalão
Após seis de duração chega ao fim o primeiro dia destinado á defesa dos 38 réus no Mensalão a serem julgados no Supremo Tribunbal Federal (SFT). Foram no total cinco advogados de defesa com diversos estilos e estratégias. Em comum, os operadores do direito insistiram na falta de provas para punir seus clientes.


- Mensalão: acompanhe aqui ao vivo começo das defesas do julgamento no Supremo Tribunal Federal

O advogado José Luiz Mendes de Oliveira Lima, que defende José Dirceu, foi bastante incisivo ao questionar a Ação Penal 470 formulada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

"Não há nenhuma prova que incrimine o ex-ministro José Dirceu", resumiu durante etapa da defesa. O Olhar Jurídico acompanha tudo em tempo de real direto do Supremo Tribunal Federal.

José Dirceu é acusado dos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. O advogado afirmou que não houve a "propalada" compra de votos que ficou conhecida como Mensalão. "Não existe prova dessa acusação nos autos", sustentou.

Em seguida, com boa argumentação, entrou em ação o advogado Luiz Fernando Pacheco, segundo qual o ex-deputado José Geniuíno não é réu pelo que fez, mas pelo que é.

Com outro estilo, mais maduro e com uma estratégia mais franca, o advogado de Delúbuo Soares, Arnaldo Malheiros Filho, marcou posição ao admitir a culpa de Delúbio Soares em relação ao caixa dois e eximiu o cliente de responsabilidade com compra de apoio político de partido aliados.

A mais agressiva, contundente e afirmativa suatentação oral foi feita pelo advogado Marcelo Leonardo, defensor de Marcos Valério. Ele tentou desqualificar a Ação Penal elaborada pela PGR e contextou as acusações.

Por fim, entrou em cena o advogado Hermez Vilchez Guerreiro, em cujo cliente, o publicitário Ramon Rollerbach, segundo Guerreiro, não recaem provas suficientes para incriminá-lo.

O julgamento será retomado amanhã (7.8), a partir das 14h, com nova sessão para defesa de outros cinco réus no Mensalão. Serão defendidos Cristiano de Melo Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos, Geiza dos Santos e Kátia Rabello.

Cada defesa terá uma hora para a sustentação hora, mas como o tempo usado hoje foi menor que o previsto, pode haver a antecipação de algumas defesas para adiantar o julgamento.

O Olhar Jurídico retorna amanhã direto do Supremo Tribunal Federal para mais um dia de cobertura em tempo real. Acompanhe também nossa cobertura dos fatos de interesse no Brasil e no mundo dentro do Olhar Direto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet