Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Saúde

Desde julho, Hospital São Benedito já acumula mais de 500 cirurgias realizadas

Foto: Michel Alvim/Secom Cuiabá

Desde julho, Hospital São Benedito já acumula mais de 500 cirurgias realizadas
Em operação há pouco mais de dois meses o Hospital Municipal São Benedito já realizou um total de 509 cirurgias ortopédicas e neurológicas. A unidade, inaugurada no dia 21 de julho, recebeu, apenas na primeira semana de funcionamento, 50 pacientes da ortopedia, do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. As próximas etapas no processo de implantação da unidade são as cirurgias cardíacas, que devem ser iniciadas em novembro, e bariátrica, prevista para 2016.


Nos meses de agosto e setembro, do total de pacientes atendidos, 74% e 71 %, respectivamente, foram do sexo masculino. A maioria na faixa etária dos 30 aos 59 anos de idade (57% em agosto e 50% em setembro) vitimas de acidente de trânsito. Em agosto 92% do total dos pacientes atendidos foram vítimas de acidentes com motos e em setembro, 94%.

Do total de pacientes atendidos em agosto, 21% foram vítimas de acidente domestico; 50% foram vítimas de acidentes de trânsito; 10% vítimas de acidente de trabalho; 4% lazer e 18% outros. 

Em setembro, 22% foram vítimas de acidentes domésticos; 41% de acidentes de transito e 10% de acidentes de trabalho. Os demais, 1% lazer e outros 26%.Nesses dois meses de funcionamento, 93% das cirurgias realizadas foram  ortopédicas.

Em setembro, a unidade iniciou efetivamente os procedimentos neurológicos e, até ontem, realizou 26 cirurgias nessa especialidade. Com isso, não existe mais lista de espera, em relação à pacientes crônicos (nessa especialidade), no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, o mesmo acontecendo com  os pacientes crônicos da ortopedia.  

Dos pacientes atendidos em agosto, 66,7% são de Cuiabá enquanto 31,7% vieram do interior do Estado. Apenas 1,6% de outras unidades da federação.

No mês passado, do total de paciente atendidos, 42% são de Cuiabá, 58% do interior do Estado e nenhum de outra unidade da federação.

A média de permanência dos pacientes na unidade varia de 4,41 em julho; 6,01 em agosto e 7,68 em setembro e, a taxa de ocupação hospitalar mensal foi de 74,21% em julho; 78,62% em agosto e 87,41% em setembro.  Um só óbito foi registrado na unidade.

Em agosto, o percentual de satisfação em relação ao atendimento da unidade foi de  82%,3 (ótimo) e 15,8% (bom). Em setembro esse índice foi de  88% (ótimo) e 10,7% (bom).

Os dados foram divulgados na terça-feira (6), durante  visita do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e do governador Pedro Taques à unidade. A convite do prefeito de Cuiabá, a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip conheceram o local.

Antes da visita, o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde – autarquia responsável pelo gerenciamento do Hospital Municipal São Benedito -, Jorge Lafetá fez um balanço da gestão e disse que a unidade vem ultrapassando as metas estabelecidas para sua implantação.

Compromisso

Após a apresentação dos números, o governador Pedro Taques falou da importância da unidade hospitalar para a saúde em Mato Grosso e reafirmou o compromisso de junto com o município, custear o São Benedito.

“O Estado tem a obrigação de repassar os recursos para manter a unidade que atende a todos os mato-grossenses”.  Taques destacou a queda no número de decisões judiciais que obrigam o poder público a fornecer medicamentos, equipamentos e  cirurgias, a chamada judicialização  da Saúde. “No ano passado foram bloqueados dos cofres do Estado, por meio de liminares, cerca de R$ 97 milhões e até o mês de agosto desse ano foram R$ 12 milhões, uma redução importante, resultado da entrada em funcionamento do São Benedito”, disse o governador. 

O prefeito Mauro Mendes disse que o trabalho realizado em sinergia por  todos os poderes em prol da sociedade pode ser visto no Hospital Municipal São Benedito. “Estamos trabalhando juntos, em sinergia, todos os poderes constituídos para melhorar a qualidade de vida da população. Nosso desafio agora é dotar o novo Pronto Socorro de Cuiabá de uma estrutura física e hospitalar melhor ainda”, disse.

Entre as autoridades presentes participaram da visita o procurador geral de Cuiabá, Rogério Gallo, o secretrio de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Junior, o vereador Arilson da Silva e o e diretor técnico do Hospital Municipal São Benedito,  Huark Douglas Correa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet