Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Serra do Caldeirão

Desocupação de garimpo em Pontes e Lacerda resulta na prisão de 35 e apreensão de 14 bombas

Foto: Divulgação PM-MT

Desocupação de garimpo em Pontes e Lacerda resulta na prisão de 35 e apreensão de 14 bombas
Durante a desocupação do garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (441 km de Cuiabá), foram recolhidas 14 bombas de fabricação caseira prontas para explodir o solo. Outras duas estavam em fase de preparação. O balanço é da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) que desde o dia 16 atua para a retirada de exploradores da área.


Leia Mais:
Cerca de 500 policiais, exército e profissionais do meio ambiente serão mobilizados em desocupação de garimpo

Nesse período,  35 garimpeiros foram presos em flagrante delito por exploração ilegal e danos ambientais. A PM também apreendeu sete geradores de energia, cinco detectores de metais, duas retroescavadeiras, entre outros equipamentos usados na atividade garimpeira.

 desocupação da área mobilizou mais de 400 policiais entre militares, civis, federais e equipes do Corpo de Bombeiros. Somente a Polícia Militar enviou para a região 170 homens do Bope, Cavalaria, Força Tática, Rotam, Ciopaer e do Batalhão Ambiental.

Força Nacional

De acordo com o coronel PM Alberto Neves, comandante regional em Pontes e Lacerda, nesta terça-feira os primeiros 30 homens da Força Nacional desembarcaram no município para atuar na vigilância da área e evitar novas invasões.

O grupo já começou a trabalhar no patrulhamento das rodovias e áreas do entorno do garimpo, em apoio à Polícia Rodoviária Federal(PRF), enquanto aguarda a chegada de 120 militares do Exército Brasileiro, prevista para a manhã desta quarta-feira(20).

Ainda nesta quarta-feira, explica coronel Alberto, a vigilância da ‘Serra’ passa a ser responsabilidade da Força Nacional e do Exército. A Polícia Militar fará a transferência simbólica em um ato no garimpo, porém, continuará apoiando as forças federais na segurança.

Essa é a segunda vez que a polícia desocupa a mesma área. Na primeira invasão, em novembro, a ‘Serra da Borda’ chegou a ter 7 mil garimpeiros explorando ilegalmente a área. Dessa última, a estimativa era de que havia 2 mil homens, só que com poder maior de exploração com utilização de máquinas e equipamentos pesados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet