Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas: ONU estima que 75% das vítimas em todo o mundo sejam mulheres

As Nações Unidas celebram pela primeira vez o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas nesta quarta-feira (30).


A data foi escolhida em 2013 para alertar sobre esse tipo de crime, que tem como finalidade, principalmente, “a exploração sexual, o trabalho forçado e a remoção de órgãos”, explica Joy Ezeilo, relator especial da ONU.

"Este primeiro Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas é uma chamada à ação para acabar com este crime e dar esperança às vítimas, que muitas vezes, mesmo sem percebermos, vivem entre nós", o relator da ONU.

Em todo o mundo, mulheres e meninas são as principais vítimas de tráfico humano, de acordo com informações do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).

Elas representam cerca de três quartos dos casos, sendo 59% de mulheres e 17% de meninas. Em seguida, 14% são de homens e 10% de meninos.

O principal destino das mulheres é o trabalho doméstico e a exploração sexual, enquanto os homens trabalham nos setores agrícolas, de construção e mineração.

Entre as crianças vítimas de tráfico humano, 68% são da África e do Oriente Médio, 39% do sul e leste da Ásia e países do Pacífico, 27% das Américas e 16% da Europa e Ásia Central.

A ONU estima que 21 milhões de pessoas vivam em situação de “escravidão moderna” em todo o mundo e que 2,5 milhões sejam vítimas de tráfico humano todos os anos.

Um relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostra que cerca de mais de R$ 330 milhões (US$ 150 milhões) em lucros ilegais são ganhos por ano derivados de formas modernas de escravidão




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet