Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Dilma veta projeto que exige repasse federal para campanhas educacionais

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente um projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado que previa repasse da União para campanhas educativas de estados e municípios sobre manejo de lixo e limpeza urbana. O veto foi publicado nesta quinta-feira (26) no "Diário Oficial da União".


O dispositivo alterava a Lei Nacional  de Resíduos Sólidos, aprovada em agosto de 2010 e que, entre várias medidas, determina a extinção de lixões no país.

O texto vetado por Dilma foi aprovado na Câmara, em 2013, e no Senado, em fevereiro passado. A realização das campanhas educativas faria parte do cumprimento da lei de resíduos sólidos.

Essas ações deveriam tratar de temas como redução, reutilização e reciclagem de materiais. A verba para essas campanhas poderia ser requisitada à União ou por meio de benefícios fiscais para projetos na área de limpeza urbana.

Na justificativa para o veto, a presidente reproduziu posicionamento do Ministério do Meio Ambiente. Para a pasta, a exigência das campanhas educativas seria uma "exigência desproporcional" que poderia levar a um "efeito contrário daquele pretendido pela medida".

O veto da presidente ainda pode ser derrubado pelo Congresso Nacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet