Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Decisão judicial

Diretor da Polícia Civil é afastado por suspeita de crime para ajudar Riva

Por determinação da Justiça Federal de Mato Grosso o diretor geral da Polícia Judiciária Civil do Estado, delegado Paulo Vilela, será afastado de sua função por suposto crime de quebra de segredo de Justiça e prevaricação para beneficiar o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Geraldo Riva (PSD).


A determinação, decidida pelo juiz Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, substituto da 5ª Vara Federal de Cuiabá, no dia 27, será cumprida pelo secretário Diógenes Curado, de Segurança Pública, de acordo com fontes da secretaria. No lugar de Vilela assume o seu adjunto, delegado Sebastião Finotto da Silva.

Além de decretar o afastamento do delegado do cargo, a justiça também acatou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), em que o diretor é citado por supostamente cometer crime de improbidade administrativa.

Consta da denúncia do MPF que o delegado editou uma portaria na qual avocava (atraía para si a atribuição sobre) os documentos de investigação em trâmite na Delegacia de Polícia de Campo Verde (MT), que apura crimes supostamente cometidos pelo candidato a deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Riva, nas eleições de 2010.

Segundo o MPF, assessores do delegado e um assessor de Riva foram ao município buscar o documento da investigação e, depois de conseguir o material contendo informações sobre interceptações telefônicas e documentos apreendidos, o delegado passou o material para Éder Moraes, então Chefe da Casa Civil de Mato Grosso, quebrando o sigilo funcional.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet