Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Duas comunidades mato-grossenses são beneficiadas com uso de mobilidade

  A utilização de dispositivos e soluções móveis vem crescendo em diversos segmentos. A facilidade de acesso e a possibilidade de armazenamento de dados mesmo em pontos sem internet tem ocasionado aumento significativo de soluções desse tipo. Foram estes fatores, aliados a gestão em tempo real das equipes de saúde e educação que despertaram o interesse dos gestores dos municípios de Nortelândia e Arenápolis, no Mato Grosso, onde já é possível acompanhar as melhorias proporcionadas nas duas comunidades.



  Norma Firmiano Rodrigues Barrada, secretária municipal de Saúde de Nortelândia, conta que a partir do uso da mobilidade integrada ao sistema de gestão GMUS, há um ano e meio, os profissionais permanecem mais tempo nos postos de saúde. “A equipe de saúde vai a campo e, caso precise de auxílio do médico ou do enfermeiro, pode fazer uma foto e enviar através do  tablet”, destaca a secretária do primeiro município do Mato Grosso a fazer uso de mobilidade. A busca pela solução deu-se em função de sua experiência como enfermeira na Unidade Básica de Saúde. “Por exemplo, o paciente assina digitalmente, o que comprova a visita da equipe na sua residência”. Atualmente, 18 agentes comunitários atendem as 18 microáreas do município, incluindo a zona rural.

   Arenápolis, cidade sediada a 290km de Cuiabá, onde a mobilidade auxilia na gestão das atividades de 70 professores, conta com integração do Sistema Educaweb onde é feito o acompanhamento de 1050 alunos de educação infantil e fundamental desde o início de 2014. Marilândia Borges de Aguiar, secretária municipal de Educação de Arenápolis, diz que compreendeu a necessidade de uma ferramenta que auxiliasse o trabalho do educador, assim como consultar os resultados de imediato. “Hoje, os professores registram os conteúdos, fazem as chamadas, a equipe das secretarias lançam as notas e os relatórios e a nutricionista dispõe os cardápios produzidos semanalmente”. Um recurso que será implementado ainda este ano é o envio de um SMS para o celular dos pais com a confirmação da presença de seus filhos em tempo real.

Os professores receberam treinamento da equipe da TWI Consultoria e Tecnologia durante a semana pedagógica do município, já que não tinham acesso a equipamentos móveis. Conforme Márcio Freitas, gerente da TWI Consultoria e Tecnologia, o gestor tem todos os dados necessários para acompanhar e efetuar a gestão em seu município. O uso do tablets permite a criação de históricos e auxilia na tomada de decisões, otimização e controle de materiais, serviços e recursos dos órgãos públicos.

  A TWI Tecnologia e Consultoria é parceira de negócios da uMov.me, companhia gaúcha que fornece uma plataforma de aplicativos prontos para uso. Atualmente, a TWI Tecnologia e Consultoria, que tem sede em Cuiabá, presta serviços a diversas prefeituras e secretarias localizadas em Mato Grosso, Rondônia e Pará e Minas Gerais.

 Sobre a TWI Tecnologia e Consultoria: fundada em 2010, é uma empresa privada especializada em tecnologia e sistemas sociais que estuda, capacita e especializa sua equipe com a perspectiva de promover o desenvolvimento tecnológico, cultural, social, educacional e sustentável das cidades em todo Brasil. A companhia prima pela eficácia, eficiência e efetividade.

  Sobre a uMov.me: empresa focada exclusivamente em mobilidade e no fornecimento de solução para o mercado corporativo. A plataforma é construída na modalidade de software como serviço (SaaS) e oferece soluções para automatizar atividades em campo. Como resultado, aprimora a gestão de empresas de diferentes portes e segmentos de atuação. Atualmente, a ferramenta conta com mais de 20 mil usuários ativos em mais de uma centena de empresas. São milhões de operações de campo e mais de 150 parceiros no Brasil e no exterior. Em 2013, foi citada pelo Gartner como visionária no mercado de mobilidade transformando a gestão de operações no campo em resultados. Neste mesmo ano, a uMov.me passou a fazer parte do portfólio de investimentos da TOTVS | Ventures.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet