Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Em vídeo, refém japonês do Estado Islâmico supostamente mostra colega decapitado

Um vídeo divulgado pelo grupo radical Estado Islâmico mostra o refém japonês Kenji Goto exibindo a suposta imagem da cabeça decapitada de Haruna Yukawa. Os dois jornalistas haviam sido sequestrados pelo grupo, que exigia US$ 200 milhões pela vida de ambos. O prazo para o pagamento já havia sido ultrapassado em mais de 24 horas. O Japão tenta confirmar a veracidade da execução.


Nele, Goto afirma — em imagem congelada —, em inglês, que o Estado Islâmico exige uma troca de presos para ter Sajida al-Rishawi. Ela foi condenada pela tentativa de atentado a um hotel de Amman, na Jordânia, em 2005 — vinda da al-Qaeda, sua bomba não explodiu.

Ele culpa, forçadamente, o premier Shinzo Abe pela morte do colega.

— Gostaria de ressaltar o quão fácil salvar minha vida. Tragam a irmã deles do regime jordaniano e eu serei libertado. Rinko (mulher de Goto), podem ser minhas últimas horas. Não deixe que estas sejam minha últimas palavras a ouvir. Não deixe Abe me matar também.

A autenticidade do vídeo não pôde ser comprovada, e muitos questionaram a ausência da logomarca do braço propagandista do grupo, al-Furqan, e o fato de ele ser um áudio com uma imagem inédita congelada.

O porta-voz Yoshihide Suga classificou a aparente execução de "ultrajante" e "inaceitável".

— Fortemente demandamos a imediata soltura do senhor Kenji Goto, são e salvo — disse, sem aceitar perguntas de jornalistas.

Em um vídeo veiculado na Internet na terça-feira, um indivíduo vestido de negro e segura uma faca entre os reféns, os jornalistas Kenji Goto e Haruna Yukawa. Ele exige o pagamento dentro de 72 horas.

Abe tem dito ser imprescindível salvar a vida dos dois, mas que o Japão não vai se curvar ao terrorismo. O Japão prometeu "lutar até o fim" pela vida de ambos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet