Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA DE MT

Emanuel Pinheiro bate boca em plenário com Barreto, critica Wellington e expõe risco de cisão no PR

22 Out 2014 - 11:30

Da Reportagem Local - Raoni Ricci / Da Redação - Ronaldo Pacheco

Foto: Maurício Barbant / AL-MT

Emanuel Pinheiro bate boca em plenário com Barreto, critica Wellington e expõe risco de cisão no PR
Tratada com sussurros e murmúrios até poucos dias, a disputa pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa chegou à tribuna do Plenário Renê Barbour, nesta quarta-feira (22). Os deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PR) e Hermínio Jota Barreto (PR), líder do governo no Poder Legislativo, iniciaram uma discussão na tribuna e continuaram, depois, fora dos microfones, por causa da orientação do presidente da Executiva Regional do PR, senador eleito Wellington Fagundes, de apoiar o deputado Mauro Luiz Savi (PR), atual primeiro secretário, para presidente da Assembleia.

 
Pinheiro disse que o comando do Poder Legislativo não pode ficar restrito à disputa dos deputados Mauro Luiz Savi (PR) e Romoaldo Júnior (PMDB), atual presidente em exercício da Assembleia. “Porque ficar somente entre Mauro Savi e Romoaldo? Ou então Romoaldo e Mauro Savi?”, questionou Emanuel, na tribuna.

Romoaldo repreendeu publicamente a tese do colega. “Eu não gostei da sua fala. Isso [Mesa Diretora] vai ser discutido internamente no meu partido, que é o PMDB. E eu converso com o PMDB. O senhor conversa com o seu PR”, retrucou Romoaldo Júnior, deixando Pinheiro visivelmente desconfortável.
 
Na seqüência, Emanuel voltou suas baterias a Wellington Fagundes, que teria deixado de consultar   os deputados do partido, antes de anunciar Mauro Savi como candidato a presidente da Assembleia. A reportagem do Olhar Direto apurou que o  racha  na bancada do PR está "por um triz" na batalha pela Mesa Diretora e há risco de ser irresversível.
 
“O senador [eleito] Wellington não consultou os deputados. Ele deve decidir, no Senado, onde tem voto [para a Mesa Diretora]. Neste Parlamento, começa muito mal a unidade do Partido da República para a eleição da Mesa Diretora”, criticou Emanuel. Desta forma, ele expôs publicamente uma suspeita alimentada nas hostes republicanas: a de perda de quadros mesmo antes da posse do governador eleito José Pedro Taques (PDT).
   
“Sem dúvida, ele [Mauro Savi] é um dos mais fortes concorrentes desta casa. Mas a bancada não aceita conversa pessoal entre o senador eleito Wellington e o Mauro.  O Partido  tem nomes bons. Temos o Mauro [Savi], com quatro mandatos; Nininho, com três mandatos de prefeito e dois de deputado; Sebastião Resende, com quadro mandatos de deputado; Emanuel Pinheiro, com dois mandatos de vereador e quatro de estadual. Então, nó podemos contribuir com o Parlamento”, afiançou Emanuel.

“Cabe ao presidente Wellington Fagundes propagar a unidade, respeitar todo deputado do PR. Vamos encaminhar a discussão para que a bancada do PR possa indicar o candidato a presidente. Afinal de contas, todos os deputados do PR têm condições de serem candidatos a presidente da Assembléia”, pontuou Pinheiro, que é secretário geral do Diretório Regional.
 
Todavia, a ‘chapa’ esquentou mesmo quando Emanuel concedeu aparte para Jota Barreto, que é primo-irmão de Wellington. “Vou informar melhor a Vossa Excelência:  o presidente  Wellington tem conversado constantemente com todos os deputados. O senhor deveria saber disso”, retrucou Barreto.
 
Quando Emanuel Pinheiro e Hermínio Barreto desceram da tribuna, o bate-boca continuou de forma duríssima, na parte baixa do plenário Renê Barbour.  “O senhor tem de aprender a respeitar a hierarquia partidária”, teria dito Barreto, dedo em riste, em direção a Emanuel. O duro bate-boca só interrompido por uma intervenção do Zeca Viana,  líder do PDT na Assembleia e líder da Executiva Regional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet