Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Equipe psicossocial realiza exame laboral em recuperandos

A Equipe Psicossocial da Fundação Nova Chance (Funac), realizará visita técnica a Cadeia Pública de Nova Mutum, com o intuito de executar uma série de exames laborativos, para a inserção dos recuperandos daquela unidade no mercado de trabalho, por meio do Termo de Intermediação para Aproveitamento de Mão de Obra de Recuperandos, celebrado entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e a Empresa Construtora Norberto Odebrecht Brasil S/A. 


Segundo a presidente da Funac, Cíntia Nara Selhorst, o Governo busca ainda viabilizar junto ao município a criação de uma rede para a regularização documental dos detentos. O Governo do Estado realiza diversas parcerias, via Funac, com objetivo de promover a reinserção social destes cidadãos. 

O trabalho é desenvolvido pela concessionária Rota do Oeste, empresa do Grupo Odebrecht. A ação é reflexo do sucesso experimentado em Rondonópolis, onde o total de apenados atuando na mesma função chegou a 200, após assinatura de termo aditivo ao Termo de Contrato de Intermediação de Mão de Obra nº 08/2014/Funac, que visava aumentar o efetivo. 

De acordo com a direção da unidade, toda logística de transporte é de responsabilidade da empresa, sem necessidade de escolta armada. “Para participar do projeto, além de ter cumprido um terço da pena, estes homens têm que ter bom comportamento e passam por rigorosa avaliação da assistência social do município. Cada vez que um detendo se encaixar no perfil, será indicado para fazer parte do projeto”, diz Antônio Lima, diretor da unidade. 

A remição por dias trabalhados vem acompanhada do recebimento de um salário-mínimo. “Toda condição de trabalho é igual ao de qualquer outro funcionário da empresa, não ha distinção”, explica Lima. Os recuperandos trabalham de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas e parte da remuneração é destinada à família, enquanto a outra metade do salário é depositada em uma conta que poderá ser acessada assim que o recuperando cumprir sua pena. 

“Isto mostra o empenho do Governo em dar uma vida melhor para os recuperandos e seus familiares, e dos próprios detentos em garantir uma vida melhor”, destacou o secretário Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo. 

O gerente administrativo-financeiro da Odebrecht Infraestrutura, Marco Paulo Hosken explica que o projeto, que já existia em Mato Grosso, foi incorporado pela empresa por possuir as características que a empresa procura. “Buscamos parcerias para incorporar programas sociais em nossos canteiros de obras. O programa Nova Chance integra exatamente tudo que procurávamos, um programa de caráter social que permita reintegrar as pessoas à sociedade”. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet