Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Estudantes de Mato Grosso em contagem regressiva para a Olimpíada do Conhecimento

Faltam apenas 38 dias para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento (OC), ação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Nacional). O evento, que ocorre de 3 a 6 de setembro, em Belo Horizonte, contará com a participação de 22 estudantes das unidades do Senai-MT, em 17 ocupações diferentes. Três deles competem em modalidades específicas para Pessoas com Deficiência. De ontem até hoje (23 e 24/07), o grupo está reunido na sede do Departamento Regional para participar de palestras e atividades. O encontro faz parte de um projeto de valorização da OC e conta com a presença do gerente nacional dos jogos, Luiz Eduardo Leão.


Ele, que já foi finalista do Worldskills, competição internacional de educação profissional, com a medalha de bronze, falou sobre a experiência e desafiou os jovens a se colocarem como protagonistas na própria história. “Vocês precisam saber onde estão e ter um referencial, um padrão de desempenho para seguir”, disse aos estudantes. Leão conta que, quando competiu, há quase 20 anos, a realidade era outra. “Não sabíamos muito bem com quem estávamos competindo, as informações eram raras, a internet pouco desenvolvida. Hoje, a comunicação facilitou a vida dos competidores. O mais importante é ter domínio técnico, adquirido pela qualidade dos treinamentos que, nem sempre, é sinônimo de exaustivas horas e sim de muito foco e disciplina. Esse será o divisor de águas”, afirma.

Mais do que palestrar para os estudantes, o técnico veio a Cuiabá conhecer o projeto que está em desenvolvimento há certa de um ano. O objetivo do Senai-MT é incluir a Olimpíada no modelo de gestão de excelência. “Já é comprovado que os competidores que se destacam na OC conquistam boas oportunidades no mercado de trabalho. O nosso objetivo é ampliar a participação de jovens e aperfeiçoar os treinamentos para que mais e mais cases de sucesso sejam revelados aqui”, explica a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun.

Só em 2014, a Olimpíada do Conhecimento – Etapa Nacional - envolverá mais de 800 estudantes de 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. O evento tem o status de uma grande vitrine profissional, onde os melhores são disputados pelas maiores empresas do país. Dos 800, 45 são jovens com deficiência que competirão entre si em quatro modalidades. De Mato Grosso, partem três jovens com deficiência para competir nas modalidades de Costura, Tecnologia da Informação e Panificação.

Durante os quatro dias, os competidores realizam tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do mercado de trabalho. Seu desempenho estabelece o padrão de excelência na profissão que escolheram e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação. Realizada a cada dois anos, a competição ocupará 105 mil metros quadrados do Expo Minas, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero e uma central de irrigação.

Além das seis mil pessoas, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período. “A Olimpíada do Conhecimento é uma estratégia para valorizar a formação técnica oferecida no Brasil. Nesses dias, estudantes e trabalhadores podem conhecer as oportunidades que têm para entrar no mercado de trabalho de forma mais qualificada”, destaca o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet