Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo diz que chocolate emagrece, mas tudo não passava de uma farsa

Um estudo publicado em abril na revista científica "International Archives of Medicine" chegou à conclusão de que comer chocolate "aumenta significantemente" as chances de emagrecer durante uma dieta.


Parecia bom demais para ser verdade. E realmente era. Nesta quarta-feira (27), o autor revelou, em um artigo publicado no blog "io9", que tudo não passou de uma farsa. Seu objetivo era mostrar como estudos de péssima qualidade científica na área de dietas conseguem facilmente entrar para as manchetes de publicações da área.

As conclusões tendenciosas do estudo realmente tiveram destaque em grandes meios de comunicação, entre sites, revistas e jornais de vários países.

Como foi o esquema
O autor da farsa é o jornalista John Bohannon. Ele se juntou a um grupo que incluía um médico e um estatístico e recrutou, pelo Facebook, 15 voluntários para participar do experimento. Cada um recebeu 150 euros para participar da pesquisa por três semanas.

Eles foram divididos em três grupos. Cada um deveria seguir uma dieta diferente. Uma delas incluía comer uma barra de chocolate com alto teor de cacau por dia. No fim das contas, o grupo que comeu chocolate perdeu peso 10% mais rápido.

O dado realmente foi observado nos participantes, porém é insignificante do ponto de vista científico. Isso porque o número de pessoas testadas - apenas 15 - é muito baixo para se chegar a qualquer conclusão confiável.

O grupo inventou um instituto chamado "Institute of Diet and Health", que seria a instituição onde o estudo-farsa teria sido feito, e o submeteu à revista científica "International Archives of Medicine". O artigo foi aprovado sem questionamentos, apesar de a publicação alegar que "todos os artigos submetidos à revista são revisados de maneira rigorosa".

Objetivo atingido
Bohannon conseguiu provar sua tese de que pesquisas na área de dieta conseguem ser publicadas em revistas científicas e ganhar destaque midiático mesmo se tiverem uma qualidade muito ruim.

"Se um estudo nem mesmo lista quantas pessoas participaram, ou alega que é 'estatisticamente significante', mas não diz qual foi o efeito, você deve se perguntar por que. Mas na maioria das vezes, não fazemos isso."

Antes da farsa do chocolate, Bohannon já tinha feito um trabalho para a respeitada revista "Science" para provar que parte das revistas científicas de acesso aberto, que alegam submeter seus estudos a um rigoroso processo de revisão por pares, na verdade aceitavam publicar pesquisas de qualidade mais do que duvidosa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet