Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Executivo do Google quebra o recorde mundial de queda livre

Executivo do Google quebra o recorde mundial de queda livre
Vice-presidente sênior na gigante da internet, Alan Eustace saltou de uma altura de mais de 41 mil quilômetros


Um cientista da computação, e não esportista profissional, quebrou o recorde mundial de queda livre nesta sexta-feira, ao saltar de um balão a cerca de 41 mil quilômetros de altura, na estratosfera terrestre. Durante a queda, que durou 15 minutos, Alan Eustace, de 57 anos, vice-presidente sênior no Google, chegou a ultrapassar a barreira do som — realizando o chamado "sonic boom" — antes de abrir o seu paraquedas e pousar de forma segura no chão.

O cientista foi subiu à estratosfera terrestre durante a manhã, carregado por um balão com 35 mil metros cúbicos de hélio, em Roswell, nos EUA. Após uma subida de cerca de duas horas, Eustace se destacou do balão em queda livre. Ele vestia um traje espacial de fibra de carbono, com um elaborado sistema de suporte de vida, desenvolvido especificamente para a façanha, e levava consigo uma modesta câmera GoPro, conectada a uma central de controle no solo por ondas de rádio.

— Foi incrível — disse ele ao “New York Times”. — Foi lindo. Você pode ver a escuridão do espaço e pode ver as camadas da atmosfera, algo que nunca vi antes.

Durante a queda, Eustace chegou a velocidade de 822 milhas por hora, e seu "sonic boom" pôde ser escutado por aqueles no chão. No entanto, de acordo com o relato do cientista, ele não chegou a perceber o momento que rompeu a barreira do som enquanto caía.

O recorde anterior de queda livre havia sido estabelecido pelo austríaco Felix Baumgartner, em outubro 14 de 2012, quando ele saltou de uma altura de cerca de 39 mil quilômetros. O recorde de Eustace foi certificado pela Associação Americana de Paraquedismo, que o classificou como “ciência legítima”.

Para realizar a façanha, cientista da computação não contou com a ajuda do Google, para evitar um possível frenesi em relação ao seu salto. Para o pulo, ele trabalhou por três anos silenciosamente no projeto, financiado com recursos próprios e fora da empresa em que trabalha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet