Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

EM NOME DA HISTÓRIA

Executivo e Legislativo transferem capital de MT para Vila Bela, em 19 de março

Foto: José Luiz Medeiros / GCom - MT

Executivo e Legislativo transferem capital de MT para Vila Bela, em 19 de março

Capital de Mato Grosso em tempos de difícil defesa da fronteira, Vila Bela da Santíssima Trindade vai reassumir a função. Ao menos temporariamente, no dia do aniversario da cidade, os Poderes Executivo e Legislativo de Mato grosso vão transferir suas sedes para Vila Bela – distante 548 quilômetros a Oeste de Cuiabá, relembrando a data de 19 de março de 1752. Vila Bela passou décadas praticamente esquecida pelo poder público mato-grossense.
 
É uma homenagem aprovada pelo governador José Pedro Taques (PSDB). Mas a proposta original surgiu no plenário pela Assembléia Legislativa, em requerimento do deputado Doutor Leonardo Albuquerque (PDT), vice-líder do Governo. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), assinou o decreto legislativo para efetivar a transferência no dia 19 de março.
 
Em sendo assim, a Capital política e administrativa do Estado vai levar, por uma semana, todas as instalações e funcionalidade da estrutura do governo.  E, também, vai levar a sede do Poder Legislativo que, pela primeira vez na história, vai deixar o Edifício Dante de Oliveira.  
 
 
“É certo que o governador Pedro Taques deseja homenagear não apenas a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, mas também sua história e sua posição no cenário mato-grossense”, afirmou Leonardo Albuquerque, para a reportagem do Olhar Direto. “E o Poder Legislativo não poderia deixar de prestar não apenas sua homenagem, mas também demonstrar a importância que a cidade tem para Mato Grosso e para o Brasil”, emendou o vice-líder do Governo.
 
Guilherme Maluf destacou que  analisando a possibilidade de se realizar na mesma data o programa Assembleia Itinerante, com a prestação de serviços não apenas para os munícipes de Vila Bela da Santíssima Trindade, como também para às de cidades do entorno.
 
“Recentemente nós aprovamos proposta do deputado Wilson Santos criando a Sema de Vila Bela da Santíssima Trindade”, citou o presidente. “Todavia, era fundamental que fosse proposta a mudança da sede da Assembleia Legislativa para acompanhar o governo do Estado nesta importante e fundamental homenagem aos 264 anos de existência daquela que foi a primeira capital de Mato Grosso”, completou  Guilherme Maluf.
 
Leonardo Albuquerque e  Maluf iniciam diálogo com os demais chefes dos Poderes Constituídos,  como Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Tribunal de Contas (TCE), Ministério Público e Defensoria Pública, para que todos acompanhassem as atividades por um dia no município, como forma de prestigiar a valorosa história da cidade e o marco que ela representou para Mato Grosso.
 
“Existe toda uma simbologia pelo fato de Vila Bela ter sido a   Capital de Mato Grosso e pelo que isto representou na história do Brasil naquele momento em que as fronteiras não estavam definidas por inteiro, por causa das disputas territoriais”, resumiu Leonardo Albuquerque. Ele  agradeceu  o governador Pedro Taques por estar levando muitos benefícios para comemorar o aniversário da cidade.  

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet