Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

FUVEST recebe até sexta-feira (27/8) as inscrições para o processo seletivo do curso de Ciências UNIVESP/USP

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) receberá até sexta-feira (27/8) as inscrições para o processo seletivo do curso semipresencial de Licenciatura em Ciências UNIVESP/USP. As inscrições devem ser realizadas no site da FUVEST (www.fuvest.br) e a taxa, de R$ 25,00, deve ser paga até o final do expediente bancário do dia 30/8, segunda-feira. O boleto é gerado no ato da inscrição.


Estão sendo oferecidas 360 vagas nas cidades de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba (90 vagas em cada). O Manual do Candidato, com todas as informações, está disponível no site da FUVEST (acesse aqui).

O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, no âmbito do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), e a Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é formar profissionais capacitados para atuar na educação básica, com foco na educação científica, área em que o Brasil ainda é carente. Na última avaliação internacional do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), de 2006, o Brasil ficou na 52ª posição em desempenho em ciências, entre os 57 países avaliados.

Os bônus a serem concedidos na nota final (descritos na página 7 do Manual do Candidato) deverão ser comprovados na matrícula. Aconselha-se aos candidatos que se enquadrarem nas condições previstas providenciar com antecedência os respectivos documentos, junto às escolas públicas em que atuam ou atuaram.

Exame e aulas
O exame do processo seletivo será realizado no dia 12 de setembro, domingo. Os candidatos terão cinco horas para responder uma prova de conhecimentos gerais, com 50 questões de múltipla escolha, e fazer uma redação. Os locais de exame serão divulgados no dia 3 de setembro, no site da FUVEST, e a lista de aprovados será divulgada no dia 1º de outubro.

O exame vestibular será realizado em Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo, cidades onde acontecerão as atividades presenciais do curso. As aulas terão início no dia 18 de outubro.

Curso
O Curso de Licenciatura em Ciências semipresencial UNIVESP/USP terá uma carga horária total de 2835 horas, sendo que 1800 horas respondem aos conteúdos de formação, 405 horas referentes ao estágio supervisionado e 210 horas destinadas às atividades acadêmico-científico-culturais. A carga horária presencial será cumprida nos polos de atendimento, com a periodicidade de até duas vezes por semana. A carga horária a distância corresponde a 52% do total do curso.

As atividades presenciais e não presenciais serão subsidiadas por material impresso, articulados com as demais atividades no ambiente virtual de aprendizagem e com a programação da UNIVESP TV, construída sob a coordenação dos professores especialistas da USP, em parceria com a Fundação Padre Anchieta.

Tecnologias
O novo curso fará uso intensivo das novas Tecnologias de Comunicação e de Informação (TICs) no ensino, com 52% da carga horária desenvolvida por atividades a distância, o que garante flexibilidade de horário e possibilita a quem vive longe dos grandes centros ou a quem já está no mercado de trabalho – como professores em exercício – cursar a graduação.

É o que já acontece no curso de graduação em Pedagogia semipresencial oferecido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) no âmbito do Programa UNIVESP desde o início do ano. Justamente pelo caráter semipresencial de ensino público, gratuito e de qualidade, a relação candidato/vaga do vestibular de Pedagogia semipresencial UNIVESP/UNESP (5,9) foi quase quatro vezes maior do que a média nacional de relação C/V dos cursos de pedagogia (privados ou públicos), de acordo com os últimos dados do Inep/MEC (que é 1,3).

O curso de Licenciatura em Ciências abrangerá as diversas áreas das ciências e contribuirá para a formação dos professores para aperfeiçoá-los em relação à evolução das ferramentas voltadas para o ensino. Um dos objetivos é formar profissionais capazes de inovar e acompanhar mudanças trazidas por novas tecnologias e adaptar-se a modernização da sociedade, processo esse que começa nos bancos escolares.

UNIVESP
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) foi criada pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - USP, Unicamp e Unesp - e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da UNIVESP agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Procuradoria Geral do Estado.

Os cursos oferecidos pela UNIVESP têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À UNIVESP cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet