Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Falta de energia mata cerca de 22 mil frangos na região de Itapetininga

Aproximadamente 22 mil frangos morreram neste sábado (20) e domingo (21) em duas granjas da região de Itapetininga (SP). De acordo com os avicultores, o motivo é a interrupção no fornecimento de energia elétrica.


Na madrugada de sábado a granja afetada fica em Itapetininga. Segundo o dono da granja, Albertino Rosa Maciel, cerca de 12 mil frangos morreram depois que o local ficou mais de seis horas sem energia elétrica. Dos 14,2 mil frangos, apenas 2 mil sobreviveram. Os prejuízos podem ultrapassar R$ 200 mil. ““Ligava lá, diz que vinham, mas não arrumaram a força”, conta.

Com os ventiladores ligados a temperatura dentro da granja fica em torno de 25°. Sem esses equipamentos por conta da queda de energia, as aves ficaram expostas a uma temperatura de 35° a 40°. Além do calor, ainda ficaram sem comida e água, porque os bebedouros e comedouros também são elétricos.

Já na madrugada de domingo uma granja teve prejuízos em Pereiras (SP). Morreram aproximadamente 10 mil frangos depois que a propriedade ficou horas sem o fornecimento de energia. De acordo com a administração da empresa, o número representa mais de 10% da produção. Assim como na propriedade de Itapetininga, os prejuízos podem chegar a R$ 200 mil.

Os avicultores reclamam das constantes interrupções no fornecimento de energia. “Já tivemos prejuízos, só que a gente tem comunicação com eles [a concessionária] e eles falam que já vem arrumar. Só que isso demora”, lamenta a produtora Viviana Maciel Marques.

As concessionárias tem 15 dias pra esclarecer o que houve com sistema de energia. A concessionária que administra a cidade de Itapetininga informou que apura internamente o motivo do problema.

No caso da cidade de Pereiras, a concessionária esclareceu que o problema foi causado pela queda de uma árvore que provocou o rompimento de um cabo. Uma equipe esteve no local e a situação já está normalizada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet