Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Fapesp lança nova bolsa de estágio para pesquisa no exterior

A Fapesp lançou uma nova modalidade de bolsa para pesquisa, a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). A finalidade é apoiar a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração no exterior, por bolsistas da Fapesp de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto e Pós-Doutorado.


O estágio de pesquisa no exterior é obrigatoriamente parte integrante de bolsa de pesquisa regular no país, não podendo ser solicitado independentemente. A duração é variável, a partir de um mês, e de acordo com a modalidade de bolsa regular usufruída pelo candidato.

A instituição de pesquisa escolhida no exterior deverá ter liderança internacional na área em que o bolsista realizará o estágio. A instituição e o pesquisador no exterior terão de manifestar formalmente a concordância com o projeto de pesquisa e o aceite do bolsista.

Valorização da experiência internacional
A Fundação reconhece a importância do intercâmbio de pesquisadores em formação com grupos de pesquisa do exterior, que já era possibilitada pela interrupção de bolsas regulares que a Fundação concede no país para o usufruto de bolsas no exterior, financiadas por outras agências, assim como pelo uso da Reserva Técnica das bolsas no país para período de até seis meses no exterior.

Nas solicitações de bolsas no país, a Fapesp passará a incentivar a apresentação de propostas que contemplem, durante sua vigência, um estágio de pesquisa no exterior. A previsão de estágio de pesquisa no exterior, que deve integrar o projeto de pesquisa apresentado na proposta de Bolsa Regular no País, será considerada quesito positivo no processo de análise de mérito da solicitação da bolsa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet