Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

paralisação sem fim

Fim da greve na UFMT será decidido em assembleia na próxima semana

Foto: Lucas Bólico - OD

Professor Maurélio Menezes

Professor Maurélio Menezes

Os professores em greve da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidirão na próxima segunda-feira se dão ou não fim à paralisação que já dura quase 60 dias.


Greve nas universidades federais não está perto do fim, afirma professor

Professores da UFMT rejeitam proposta e greve continua no Estado


A assembleia será realizada no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (ADUFMAT) e a nova proposta apresentada pelo Governo Federal será colocada em votação.

A tendência, no entanto, é que os professores não aceitem a proposta. De acordo com o professor do curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso e membro da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat) Maurélio Menezes, as negociações tornam o desfecho cada vez mais distante porque a proposta do governo não toca na reestruturação das carreiras de professor universitário.

“O essencial para os professores é a reestruturação do plano de carreira e o estímulo para a permanência dos professores. É claro que o reajuste é importante, estamos desde 2010 sem reposição e a proposta do governo prevê elevação até 2015, mas o principal tem sido deixado de lado pelo governo. Por isso, o fim da greve está cada vez mais distante”, afirma.

Ainda de acordo com o sindicalista, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) são contra a proposta apresentada pelo governo.

“Para a Andes e o Sinasefe, a proposta do governo é prejudicial, mas para o Proifes, não. Eles [Proifes] fazem o que o governo manda. O governo sabe que este assunto tem visibilidade muito grande. Por isso que esta entidade foi criada”, sustenta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet