Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

reunião ampliada

Fórum Sindical marca para dia 25 mobilização dos servidores contra mudança de calendário

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Fórum Sindical marca para dia 25 mobilização dos servidores contra mudança de calendário
O Fórum Sindical marcou para o dia 25 de janeiro uma mobilização geral dos servidores estaduais contra a mudança no calendário do pagamento dos salários. O ato está marcado para as 14h, na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo (CPA). A decisão foi tomada durante reunião dos líderes sindicais em reunião nesta quarta-feira (13).


Leia mais:
Taques reforça busca pelo equilíbrio fiscal como um dos principais desafios de 2016 e pede apoio da sociedade

A mudança do calendário de pagamento sugerida pelo governo, do último dia útil do mês trabalhado para outra data até o dia 10 do mês subsequente, tem sido mal recebida pelos sindicatos. A proposta do governo sobre a nova data deve ser formalizada em reunião marcada a próxima terça-feira (19). O presidente do Sindicato dos Servidores da Empaer (Sinterp), Gilmar Brunetto, informou que, dependendo da proposta, pode haver reação dos servidores.

“O Fórum Sindical marcou uma reunião ampliada com os servidores para cinco dias úteis depois da reunião com o governo, ou seja, dia 25. Essa reunião será aberta para que o governo participe e explique aos servidores sobre as mudanças. Pode ser que haja uma mobilização e até mesmo paralisação. Tudo vai depender da proposta do governo e da recepção dos servidores a essa proposta. Cada entidade também vai fazer assembleia da sua categoria”, disse Brunetto.

Estava marcada para esta quarta-feira (13) uma reunião em que a Secretaria de Gestão apresentaria os números das finanças do estado e o impacto financeiro de cada medida estudada em relação ao salário dos servidores públicos. Porém, o secretário Julio Modesto compareceu ao encontro na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap), no bairro Morada do Ouro, para informar que não precisaria aguardar o retorno a Cuiabá do secretário de Fazenda, Paulo Brustolin. Desse modo, a apresentação dos números foi adiada para o dia 19.

“O pagamento foi garantido no último dia útil durante os últimos 10 anos. E agora o governo quer mudar. Isso prejudica os servidores, que vão pagar juros de contas. A proposta do Fórum é manter o calendário atual, mas vamos ouvir os argumentos e a proposta do governo e discutir. Se o problema maior for fluxo de caixa, como o governo alega, acredito que isso possa ser resolvido reservando o recursos recebido no começo do mês para pagar os salários no final do mês”, disse presidente do Sindicato dos Técnicos da Educação Superior (Sintesmat), Luiz Wanderlei dos Santos.

“De qualquer forma, o secretário Modesto nos disse que o governo não vai tomar decisões sem conhecimento dos servidores. Que o governador vai comunicar o Fórum Sindical antes de alterar o calendário de pagamento. E acredito que será isso mesmo, comunicar, porque não acho que o Fórum vai concordar com as mudanças”, completou o sindicalista.

As outras pautas, o Reajuste Geral Anual (RGA) de 2016 e possibilidade de transferir o 13º salário para o final do ano, continuam em discussão. Na semana passada, o governo garantiu o pagamento do salário de janeiro no dia 30 deste mês. O 13º salário dos aniversariantes de janeiro também será pago normalmente na folha deste mês. No encontro, também ficou assegurado o pagamento até o dia 10 de fevereiro da diferença da Revisão Geral Anual (RGA) 2015.

Outro lado

O Gabinete de Comunicação informou que as equipe econômicas e de gestão continuam fazendo estudos para apresentar aos servidores todos os cenários e os impactos financeiros de cada medida, o que será feito na reunião do dia 19. O secretário Jean Campos reforçou que o governador Pedro Taques (PSDB) tem compromisso em manter o diálogo com os servidores, e que nenhuma medida será tomada sem prévio conhecimento do Fórum Sindical.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet