Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Pesquisa

Gazeta Dados aponta Wellington Fagundes em 1º na corrida para o senado

Foto: Reprodução/Gazeta Digital

Gazeta Dados aponta Wellington Fagundes em 1º na corrida para o senado
O candidato pela coligação ‘Amor à Nossa Gente’ ao cargo de senador, Wellington Fagundes (PR), apareceu em primeiro na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Gazeta Dados. Ele tem 33% das intenções de voto. Apesar da segunda colocação, Rogério Salles (PSBD) aparece liderando no quesito rejeição.


Veja mais:
Após tensão nos bastidores, candidatos focam nas propostas em penúltimo debate
Gazeta Dados aponta vitória deTaques no primeiro turno; Lúdio cresce 4 pontos

 
Nas intenções de voto, Wellington é o primeiro com 33%. Na sequência vem o candidato pela coligação Coragem e Atitude para Mudar, Rogério Salles (PSBD), com 19%. Por fim aparecem: Rui Prado (PSD), que tem 3%, e Gilberto Lopes Filho (Psol), com 1%. Os brancos e nulos somam 10%, enquanto os que não souberam e não opinaram totalizam 34%.
 
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de setembro e ouviu 1.095 pessoas em 66 municípios de 12 regiões do Estado. O Instituto Gazeta Dados utilizou a técnica survey, que consiste na aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado.
 
O levantamento tem uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança de 95%, ou seja, se fossem realizadas outras 100 pesquisas, em 95 delas os resultados seriam iguais, considerando a margem de erro. O único que teve queda nos números foi o candidato do PSOL, Gilberto Lopes Filho, que tinha 5% das intenções de voto no primeiro levantamento (realizado entre 8 e 10 de agosto), caiu para 2% no segundo (realizado entre 5 e 8 de setembro) e para 1% agora.
 
Rui Prado manteve o mesmo percentual, desde o primeiro levantamento. Já os dois primeiros colocados (Wellington e Salles) conseguiram crescer nas pesquisas. O republicano passou de 27%, em agosto, para 31%, no início de setembro, e agora tem 33%. O tucano iniciou com 11%, foi a 17% e agora tem 19%.
 
A pesquisa apontou também que o candidato do PSDB tem a maior rejeição dos eleitores mato-grossenses. Salles foi o primeiro colocado no índice de rejeição, com 9%. Na sequência vieram: Gilberto Lopes Filho, que tem 8%; Rui Prado, com 7%; e Wellington Fagundes, com 6%. Ainda segundo o Gazeta Dados, 20% disseram que votariam em qualquer candidato e 50% não responderam ou não opinaram.
 
Nas duas primeiras pesquisas, Salles tinham apenas 4% de rejeição, porém, nesta última subiu para a primeira colocação. Wellington tinha 4% na primeira e 7% na segunda pesquisa. Já Rui Prado, nos últimos dois levantamentos tinha 5%. Em agosto, Gilberto Filho tinha 6% e no início de setembro o índice caiu para 4%.
 
A pesquisa Gazeta Dados para o cargo de senador foi realizada somente na modalidade estimulada, quando os eleitores são apresentados a uma lista de candidatos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número de protocolo 00113/2014.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet