Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

Geração de energia por termelétricas em fevereiro é recorde

A geração de energia pelas usinas termelétricas no país bateu recorde nos primeiros dez dias de fevereiro, quando atingiu 12.887 megawatts (MW) médios, de acordo com números do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Essa energia atendeu 18,38% da demanda nacional no período, e o restante foi coberto quase totalmente pelas usinas hidrelétricas.


Esse recorde na geração termelétrica ocorre em meio à alta no consumo de energia provocado pelo calor intenso, principalmente no Sul e Sudeste, e à queda no nível dos reservatórios de algumas das principais hidrelétricas do país, por conta da falta de chuvas. Para poupar água dessas represas, o uso das térmicas torna-se mais intenso.

Nos primeiros dez dias de fevereiro do ano passado, período em que os reservatórios também sofriam com a estiagem, foram gerados, em média, 11.701 MW pelas termelétricas. Esse valor equivaleu, na época, a 19,28% de toda a energia consumida no país.

Os números do ONS se referem à energia gerada pelas termelétricas convencionais, que funcionam por meio da queima de combustíveis como óleo, gás, biomassa e carvão. Não incluem, portanto, as usinas nucleares.

Apesar do recorde do início de fevereiro de 2014, os 12.887 MW médios registrados estão distantes da
capacidade total do parque termelétrico brasileiro, que em dezembro de 2013 era de cerca de 22 mil MW. Essa diferença ocorre porque, normalmente, parte das termelétricas fica indisponível por determinados períodos devido, por exemplo, à manutenção. Além disso, a energia produzida pelas usinas em geral varia de acordo com o consumo da população e das empresas ao longo do dia – por isso se apura a geração pela média.

É preciso ainda levar em consideração que o número de termelétricas instaladas no país e a capacidade de geração de energia por elas são bem superiores aos anos anteriores. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apenas em 2013 entraram em operação 4 mil MW, número recorde.

Em 2001, ano em que foi decretado o racionamento de energia pelo governo devido à queda no nível dos reservatórios de hidrelétricas, o recorde na geração termelétrica ocorreu em novembro, com 2.576 MW médios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet