23 Nov 2014 - 02:22
O Globo
RIO — Todo internauta sabe que os anúncios publicitários em sites estão a cada dia mais intrusivos e o Google, certamente, é um dos responsáveis por isso. O maior serviço da empresa é o sistema de buscas, mas o negócio central é a publicidade. No terceiro trimestre do ano, o faturamento total foi de US$ 16,5 bilhões, sendo US$ 14,7 bilhões com anúncios em sites e parceiros. Agora, a companhia quer cobrar uma “contribuição” dos usuários para esconder as propagandas.
Chamado “Contributor”, o programa ainda está em fase experimental. A ideia é que os internautas façam pagamentos entre US$ 1 e US$ 3 por mês para não ver anúncios em uma série de sites parceiros. No lugar da mensagem publicitária, aparece uma imagem pixelada com o texto “Obrigado por ser um contribuinte”.
“Hoje, a maior parte da internet é financiada pela publicidade. Mas e se existisse uma forma de contribuir diretamente para as pessoas que criam os sites que você visita todos os dias?”, justifica a companhia na página do projeto.
Entre os parceiros já anunciados, alguns sites conhecidos, como “Urban Dictionary”, “The Onion”, “Mashable”, “WikiHow”, “Science Daily” e “Imgur”.