Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PRAZO ANTECIPADO

Governo Taques deve liberar viaduto da Sefaz meses antes do previsto; primeira correção do consórcio VLT

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Governo Taques deve liberar viaduto da Sefaz meses antes do previsto; primeira correção do consórcio VLT
Contrariando as projeções de técnicos do próprio governo, a primeira obra de mobilidade urbana da Copa do Pantanal Fifa 2014 corrigida por determinação do governador Pedro Taques, o viaduto Jamil Nadaf – popularizado como elevado da Sefaz – deve ser entregue em julho. Como iniciaram no período de chuvas, em fevereiro, por determinação do governador José Pedro Taques (PDT0, a previsão inicial era de que as obras de reforma do viaduto estivessem concluídas em outubro ou novembro.

 
O secretário Eduardo Chiletto, de Cidades, explica que os reparos que vêm sendo realizados se encontram em estágio avançado. Todavia, alertou que as interferências no trânsito local serão mantidas até a conclusão das obras. Chiletto observou que a finalização das obras implicará em melhorias de tráfego para a região. Ainda em relação ao elevado, perícia realizada pela Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda (LSE) aponta que não há risco de desabamento, conforme se ventilou no começo do ano.
 
O término das obras foi tratada durante reunião entre profissionais da Secretaria de Estado das Cidades e membros do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pelas obras. Em entrevista anterior á reportagem do Olhar Direto, Chiletto tinha previsto um prazo maior de reforma.
 
 
O secretário-adjunto  Augusto César Figueiredo, de Planejamento Urbano da Secid, explica que os trabalhos estão acontecendo nos turnos diurno e noturno, conforme informações repassadas pelo próprio Consórcio. E os reparos compreendem quinze etapas de construção que estão sendo realizadas de forma conjunta, obedecendo a critério técnico.
 
Execução técnica
 
O relatório entregue pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande revela que  a primeira etapa realizada foi a inserção das estacas raiz para o reforço da fundação. Os materiais foram colocados nos pilares do viaduto e estão dispostos embaixo da terra. Junto destas também foram inseridas estacas de prova de carga.
 
Com a finalização deste trabalho, começaram a ser executadas as ações de cimbramento, que é uma estrutura de suporte provisória utilizada durante o processo de construção e que, posteriormente, é retirada com a finalização da obra. Junto a este estágio também foi executado a colocação de concreto magro na região dos pilares do elevado.
 
A terceira etapa compreendeu a realização de escavações em torno dos blocos de fundação. De acordo com informações do Consórcio VLT, somente o quinto pilar ainda se encontra nesta fase devido a necessidade do fluxo de veículos no local. Com a finalização das escavações, a etapa a seguir foi a de execução dos lastros de concreto para regularização do espaço e, ainda a elaboração do apicoamento e dos arranques nos blocos já existentes.
 
A etapa a seguir contou com a montagem de armação e concretagem do reforço de cada bloco. O apicoamento dos pilares já existentes foi feito na sequência. Já a oitava etapa de trabalho compreendeu a execução do reforço com concreto em todos os pilares e, posteriormente, o reaterro dos blocos de fundação.
 
A partir da 10ª etapa, os reparos passaram a compreender a parte superior do viaduto, ou seja, onde está localizada a pista de tráfego de veículos. O espaço está passando por ações de reforço com aço e os aparelhos de apoio estão sendo trocados. A armadura ativa da pista também está sendo reforçada com cabos de protensão e fibra de carbono.
 
Ao final das atividades de engenharia, o viaduto será recomposto por pavimento, guarda-rodas (balizadores de tráfego) e sinalização necessária.
 
O governador Pedro Taques ainda não decidiu quando serão retomadas as obras do VLT, notadamente a sequência do assentamento dos trilhos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet