Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Brasil

Governo começa projeto de emissão da carteira de trabalho digital

O MTE (Ministério do Trabalho) lançou em Fortaleza, no Ceará, na última quarta-feira (17), o projeto da nova versão da Carteira de Trabalho Digital, que já na sua emissão terá os dados do trabalhador cruzados com as várias entidades governamentais, coletando “on-line” as informações do cidadão atualizadas.


A iniciativa faz parte de um projeto de modernização da estrutura do Ministério em todo País. A intenção é, cada vez mais, investir em projetos que busquem melhorar o serviço prestado pelo MTE ao cidadão.

O ministro Manoel Dias afirmou o governo está “investindo em projetos, como o da fiscalização eletrônica, e na reestruturação da rede de atendimento”.

— O lançamento da nova carteira digital é mais um passo nesse processo.

A expectativa é que até o final de 2015 todos os postos já possam estar emitindo o documento na hora, utilizando o cruzamento de dados.

— Vamos começar aqui no Ceará um projeto de modernização da CTPS a ser desenvolvido em todos os postos de atendimento do MTE. Nenhum trabalhador precisará ficar esperando por um documento tão importante.

Lançamento

A carteira de trabalho digital apresenta um novo sistema de emissão, com a validação nacional de dados feita de forma on-line, com entrega do documento no mesmo dia da solicitação pelo trabalhador.

Além disso, oferece mais segurança, pois, no momento da emissão, terá seus dados cruzados com outros bancos governamentais, proporcionando a entrega de um documento com todas as informações do cidadão atualizadas, que irão compor posteriormente um banco de dados único, facilitando o pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários.

Com a validação nacional de dados feita de forma on-line, a mudança também vai combater o número de fraudes, por favorecer a segurança nos processos operacionais.

 — Numa segunda etapa vamos integrar com todos os órgãos que trabalham com identificação para chegarmos ao cartão do trabalhador, que irá juntar informações do CPF, RG, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho em um único documento.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet