Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Sobe e desce

Greve no Detran 'esconde' diálogos de provável queda de Castrillon e alçada de Mauri no órgão

09 Nov 2013 - 08:10

Da Redação - Priscilla Silva / Ronaldo Pacheco

Foto: Priscilla Silva /Olhar Direto

Greve no Detran 'esconde' diálogos de provável queda de Castrillon e alçada de Mauri no órgão
Em um autêntico roteiro de dramalhão mexicano, o ex-secretário de Saúde, Mauro Rodrigues de Lima, parece ter aliados ‘gigantes’ na política que articulam a sua ida aos principais cargos do Estado. Após ser praticamente defenestrado da Secreatria de Estado de Saúde, Mauri estaria prestes a galgar a presidência do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT), cargo que já ocupou durante o governo Dante de Oliveira. Com discurso ‘exaustivamente’ político, Mauri ganhou fama de ser "linha dura", em sua gestão. 


Leia mais: Sinetran-MT suspende greve dos servidores até dia 2 de setembro
Pátio do Detran deverá ser esvaziado, promete novo presidente após posse

A saída do atual presidente do Detran, Gean Lara Castrillon, indicado pelo deputado estadual Mauro Savi (PMDB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, estaria sendo articulada entre esses ‘gigantes políticos’ com livre acesso no Palácio Paiaguás, desde antes da grave dos servidores. Durante o período de greve dos servidores do Detran/MT, que já dura 20 dias, a situação administrativa de Lara Castrillon se agravou, enquanto a sustentação política se tornou insustentável.

O retorno de Mauri ao cargo seria um "prêmio de consolação" para quem praticamente foi despejado da Secretaria de Estado de Saúde, depois diversos desgastes com os deputados e processos judiciais, que o manteve fora da pasta por alguns dias.

Mesmo depois de consumada a exoneração de Mauri, o governador Silval Barbosa (PMDB) elogiou a gestão do secretário frente à pasta da Saúde e, ainda, perdiu que continuasse no staff. Barbosa chegou a amenizar a saída Rodrigues de Lima,  convidando-o para permanecer em seu primeiro escalão.

Feita a devida substituição de secretário na pasta da Saúde, a crise agora foi transferida para a gestão do Detran/MT, dando início, assim, a uma suposta fritura de Castrillon. Durante esta semana, Silval Barbosa suspeitou que “tem coisa errada” na administração do Detran/MT e determinou a realização de auditoria para investigar de perto a aplicação dos recursos financeiros repassados ao órgão.

O advogado Gian Castrillon assumiu a pasta no início deste ano no lugar de Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, que ficou a frente do órgão durante cinco anos. Atualmente, Teodoro Lopes é secretário de Finanças de Sinop, quinto maior município de Mato Grosso.

Castrillon foi candidato a vereador em Cuiabá pelo Democratas, em outubro de 2012, e não conseguiu uma cadeira no Paço Moreira Cabral, com os seus 1.859 votos. Todavia, gosta de citar que   teve a maior dos votos dos candidatos do DEM.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet