Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

bloqueio

Grevistas ‘impedem’ entrada e saída de funcionários do prédio da Seduc; servidor pula muro Veja Fotos

“Essa é uma atividade da subsede de Cuiabá, o encaminhamento dado no conselho e na...

Foto: Priscilla Silva/ Olhar Direto

Educadores em greve ‘impedem’ entrada e saída de funcionários da Seduc

Educadores em greve ‘impedem’ entrada e saída de funcionários da Seduc

Depois de rejeitar parcialmente a proposta do governador Silval Barbosa, os professores intensificam a greve nesta manhã de terça-feira (24). De acordo com informações passadas por funcionários da Secretaria de Educação de Estado (Seduc) à reportagem do Olhar Direto, alguns grevistas estão neste momento impedindo a entrada e saída dos servidores da sede da secretaria, localizada no Centro Político e Administrativo (CPA).


Leia mais: Educadores da rede estadual analisam proposta de Silval nesta sexta; greve já dura 40 dias
Barra é a 1ª cidade de MT aderir ao Pre-Sal e recursos serão aplicados na Educação e Saúde

Apesar da denuncia da restrição e do direito de ir e vir do cidadão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, argumenta que a atividade era prevista para ser realizada nesta segunda-feira (23), porém não havia recomendação para que impedisse a entrada e saída de funcionários do prédio.

“Essa é uma atividade da subsede de Cuiabá, o encaminhamento dado no conselho e na assembleia geral é de buscar a adesão dos funcionários da Seduc, além de incomodar, como forma de arrancar uma melhor proposta do Governo. Essa é uma atividade que irá ocorrer em todo o estado de Mato Grosso e é uma mobilização comum, executada durante greves”, eximiu-se Lopes.

Questionado se havia a indicação de impedir o direito de ir e vir, o presidente negou a recomendação. “Se alguém estiver fazendo isso, está fazendo por conta e risco próprio, porque este assunto não foi discutido em assembleia, e não é uma determinação do Sintep/MT”, asseverou.

Negociação
No último dia 20, a categoria recusou a última proposta do governo que previa um aumento gradativo até 2023, e, nessa segunda-feira (23), o sindicato protocolizou na Seduc a rejeição da proposta e a manutenção da greve que já dura mais de 40 dias.

“Nós queremos que esse aumento seja antecipado para ainda este ano, que seja apresentada a data de concurso público, que o governo traga à tona a realidade das escolas, como problemas de infraestrutura e outras reivindicações”, informou o sindicalista.

Ânimos exaltados
Os grevistas da subsede de Cuiabá não se desentendem durante manifestação realizada nesta manhã. Uma parte barrou o acesso dos servidores ao prédio da Seduc, outra afirma que o direito de ir e vir está sendo respeitado, já outros alegam que a Seduc/MT suspendeu o expediente desta terça-feira (24). O fato é que não existe um consenso entre os grevistas da municipal.

Apesar da negativa do presidente do sindicato estadual, a barragem feita por professores impediu que cerca de 30% dos funcionários da Seduc cumprissem o expediente. Em todos os acessos ao prédio tinham grevistas, afirma um dos servidores que tentou entrar e declarou que apenas os que chegaram antes das 8h conseguiram entrar.

A expressão de impaciência era nítida no rosto de um dos servidores que furou a barreira de um dos grupos de grevistas e pulou o muro dos fundos do órgão. Em contrapartida ele recebeu vaia dos trabalhadores da educação.

Do lado de fora da sede estadual da Educação estava também o secretário-adjunto de gestão de pessoas, Edilson Pedro Spenthof. Ele confirmou que os servidores não entendiam aquela ação, “se não era uma recomendação do sindicado então quem está à frente desse movimento que nos tira o direito de ir e vir?, questionou.

Atualizada às 10h49.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet